sábado, 2 de setembro de 2017

A Garota lê: Casório?! - Marian Keyes

Livro Casório?! - autora Marian Keyes

Título: Casório?!
Titulo original: Lucy Sullivan is getting married
Tradução: Renato Motta
Autora: Marian Keyes
Gênero: Romance irlandês/chic-lit
Editora: Bertrand Brasil
644 páginas

Sinopse:
Lucy Sullivan vai se casar. Essa moça de 26 anos, que divide o apartamento com as amigas, não tem dúvidas de que, dentro de poucos meses, estará entrando na igreja durante uma linda cerimônia. Só falta um pequeno detalhe: o noivo! Mas Lucy, que nem ao menos tem um namorado e nunca foi muito bem-sucedida no amor, confia piamente nas previsões de sua cartomante e iniciará uma busca incessante (e hilariante) por um bom partido: ele só precisa ser bonito, inteligente e não lembrar em nada o seu pai.

Sobre a autora: *Ler o primeiro post do Especial Marian Keyes.

Sobre Casório?! :
Que livro chato do car@#$%!!! Até agora não sei como consegui levar a leitura até o final. Foi bem difícil não jogar o Kindle pela janela de tanta frustração. Só persisti por causa do meu amor pela autora e desejo profundo de que o enredo mudasse de uma hora para outra e deixasse os personagens mais cativantes (e minha legendária teimosia com filmes e livros ruins).

Marian Keyes tem o dom inegável de fazer personagens que mexem comigo. Mesmo a anti-heroina de "Férias", a Rachel Walsh, me inspirou carinho e empatia. Mas o que dizer de Lucy Sulivan? Uma chata de galochas! Um serzinho repugnante, sem um pingo de amor próprio, que não enxerga um palmo na frente do nariz.

Pra começo de conversa, Lucy sempre se envolve com os caras errados: bêbados, desempregados, folgados de carteirinha. E ela acha esses caras super legais, excêntricos, geniais até. Eu conheço mulheres do dedo podre, mas Lucy ultrapassa todos os limites do bom senso. E o problema não é só com os homens, ela é maltratada pela amiga com que divide apartamento, pelos colegas de trabalho... Em contrapartida, as pessoas que a tratam bem e a querem feliz são completamente desprezados. Sim, eu tomei as dores da mãe de Lucy e do seu melhor amigo, o Daniel.

Livro Casório?! - autora Marian Keyes
Capa do original do livro em inglês

Um dia Lucy procura uma vidente e a mesma prediz que a moça irá se casar dentro de um ano. Apesar de não ter um namorado, ela começa a acreditar na previsão e fantasia de um "viveram felizes para sempre" com o primeiro babaca que aparece. Gus, um grande enrolador, parece ser o cara perfeito para Lucy, ela só precisa ignorar que ele bebe muito, anda sempre bagunçado, arruma confusão onde quer que esteja, nunca tem dinheiro para pagar a conta e tem disfunção erétil. Sim, aos olhos da protagonista, esse é o homem dos sonhos. Personagem míope, a gente vê por aqui!

Já Daniel, seu melhor amigo, é um fofo. Educado, companheiro, decente, cheio da grana, sempre leva Lucy para jantar fora e faz todas as suas vontades sem reclamar... só é visto como um galinha. Tinha vontade de torcer o pescoço da Lucy Sullivan, página por página. Foram 644 páginas de asco por uma protagonista débil e insuportável. Só ficava pior quando essa vaca literária tratava mal a sua mãe. Daí eu largava o Kindle e ia dar uma volta para não perder a cabeça e quebrar meu e-reader. ¬¬

Também não vi nesse livro os personagens secundários "amorzinhos" com que geralmente Marian Keyes nos presenteia em suas obras. Ela gosta de criar amigos fiéis e um elenco de apoio cativante que sempre surpreende e nos faz soltar suspiros. Até tive compaixão pela Charlote, a loira burra aspirante à psicóloga. Também curti os amigos Adrian ( da locadora) e Megan (do trabalho), mas estes não foram bem aproveitados na trama. Restou apenas Daniel e mamãe Sullivan como botes salva-vidas. Agarrei-me a eles como se realmente fossem a salvação do livro (não conseguiram, mas valeu a tentativa!).

Também não acontecem grandes coisas no livro. A diversão resume-se a contemplar a derrocada de Lucy quando finalmente descobre que o pai não é um anjo, a mãe não é o demônio em pessoa, Gus não é um príncipe encantado e que Daniel é a última Coca-Cola do deserto com gelo e limão. hahahaha

E depois dessa grande prova de minha persistência e comprometimento, resta colocar em ordem a minha lista de livros da Marian Keyes. Por ordem de "Puro Amor" à "Ódio Extremo", temos:

  1. Férias
  2. Cheio de Charme
  3. Sushi
  4. Tem Alguém Aí?
  5. Um Bestseller pra Chamar de Meu
  6. Los Angeles
  7. Melancia
  8. A Estrela Mais Brilhante do Céu (resenha em breve)
  9. Casório?! (amargue o último lugar, seu livro idiota! huahuahauahua)

Agora vou ali tomar meu remedinho... *rsrs*




Um beijo e um queijo;


Nenhum comentário:

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...