terça-feira, 10 de setembro de 2013

A garota lê: Férias - Marian Keyes


Hi girl!!!

O segundo livro do Especial Marian Keyes é também o meu livro preferido da autora. Para mim, Férias é o mais divertido, real, desbocado e cheio de lições de vida. Quem gosta do gênero "Chick lit" (ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas), não pode perder essa dica.

Título: Férias
Título original: Rachel's Holiday
Autora: Marian Keyes
Gênero: Romance/Literatura Moderna
Editora: Bertrand Brasil
Tradução: Heloisa Maria Leal
560 páginas

Sinopse:
Rachel Walsh tem 27 anos e a grande mágoa de calçar 40. Ela namora Luke Costello, um homem que usa calças de couro justas. E é amiga - pode-se mesmo dizer muy amiga - de drogas. Até que a sua vida vai para o Claustro - a versão irlandesa da Clínica Betty Ford. Ela fica uma fera. Afinal, não é magra o bastante para ser uma toxicômana, certo? Mas, olhando para o lado positivo das coisas, esses centros de reabilitação são cheios de banheiras de hidromassagem, academia e artistas semifissurados (ao menos ela assim ouviu dizer). De mais a mais, bem que já está mesmo na hora de tirar umas feriazinhas. Rachel encontra mais homens de meia-idade usando suéteres marrons e sessões de terapia em grupo do que poderia supor a sua vã filosofia. E o pior é que parecem esperar que ela entre no esquema! Mas quem quer abrir as janelas da alma, quando a vista está longe de ser espetacular? Cheia de dor-de-cotovelo (o nome do cotovelo é Luke), ela busca salvação em Chris, um Homem com um Passado. Um homem que pode dar mais trabalho do que vale... Rachel é levada da dependência química para o terreno desconhecido da maturidade, passando por uma ou duas histórias de amor, neste romance que é, a um tempo, comovente, forte e muito, muito engraçado.

Sobre a autora:
Vide primeiro post do Especial Marian Keyes.


Sobre Férias:
"Fui acusada de toxicômana numa manhã de fevereiro, época em que vivia em Nova York."
Rachel Walsh (sim, uma das irmãs mais novas de Claire de "Melancia") é a protagonista do livro Férias. Uma irlandesa em solo americano, uma típica mulher de classe média, assalariada e cheia de dívidas. Rachel mora com Brigit, sua amiga desde a infância, e com ela divide aluguel, comida, bebidas e drogas.

As drogas são, de fato, o ponto principal do livro. Em Nova York todo mundo usa para se divertir, "cheirando socialmente"... pelo menos é isso que Rachel acredita. Cocaína de noite, para se divertir, desinibir; e depois um Valium para sanar o "bode", a sensação horrível que fica depois de uma farra de coca. Normal. Mas eis que um dia Rachel mistura muita coisa e acaba tendo uma overdose - não antes de escrever um poema muito suspeito, intitulado "Chega dessa vida". Ao encontrar a amiga inconsciente e na companhia do poema-carta-suicida, Brigit dá um basta, interna Rachel e a entrega à família Walsh. Papai e Mamãe Walsh decidem interná-la no Claustro, uma clínica de reabilitação na Irlanda. Rachel inicialmente se nega a ir, afinal de contas não é uma viciada... mas ela foi demitida, Brigit está fula da vida, Luke põe fim ao namoro e não há mais nada em NY que a prenda. O Claustro parece ser uma boa opção para umas férias, já que Rachel ouviu falar em várias celebridades que se internaram lá e essas pessoas costumam ter do bom e do melhor. Ela fantasia que a clínica é um spa, onde vai descansar, emagrecer, ficar linda novamente para humilhar Luke Costello, que ousou terminar com ela.

Acontece que o Claustro não é um resort relaxante para celebridades. É mesmo uma clínica para reabilitação de viciados em drogas, álcool, comida, jogos e tantos outros vícios. E Rachel literalmente pira quando descobre que o seu castelo de sonhos ruiu. Ela não é como os outros internos! Foi internada por causa de uma sucessão de equívocos. Será???

Com muito humor, uma pitada de erotismo (Luke Costello, O homem de verdade), muito palavrão e um pouco de baixaria, Rachel é obrigada a fazer psicoterapia, participar de reuniões dos Narcóticos Anônimos, se conhecer verdadeiramente e, enfim, assumir que tem um problema com drogas.

A narrativa de Férias é feita através do ponto de vista de Rachel e, por isso, o leitor acompanha toda a evolução da protagonista: ser confundida com uma toxicômana, os delírios, a indignação com os parentes, amiga e namorado... até o ponto em que realmente começa o tratamento da dependência. Rachel conquista com seu jeito meigo e afetuoso, bem como com suas variações de humor e disposição. Seu egoísmo, carência, sentimentos de inferioridade e superioridade alternados, convivendo lado a lado com sua vontade de amar e ser amada (principalmente). Existem momentos pesados no livro, sobretudo quando Rachel começa a descobrir quem ela verdadeiramente é e as atrocidades que cometeu por causa das drogas. Há momentos extremamente românticos, todos devidos à Luke Costello, um cara que pode não ser exemplo de sofisticação e bom gosto, mas de um coração enorme e caliente. Em várias partes o leitor ri sem parar com os devaneios de Rachel. Mas há também várias situações em que dá vontade de encher a personagem principal de tapas e pontapés pra ver se ela aprende a ser gente.

É um livro delicioso e surpreendente; com uma personagem principal meio mocinha meio vilã, um par romântico fofo, uma família bem maluca já apresentada em Melancia (mas muito mais pirada aqui) e muita informação sobre dependência química, rehab, psicoterapia e recomeço. Recomendo Férias para quem não tem frescura ou romantismo em demasia, para quem acredita em amor real (de família, amigos e namorado também), para quem sabe que a vida não é feita apenas de momentos bons e felicidade, e para quem sabe que há momentos ruins em que tudo parece dar errado, mas que esse tudo ainda tem jeito.

Marian Keyes  lutou contra o vício do alcoolismo, por isso escreveu com tanta propriedade essa obra. Depois de vencida a batalha, alcançou o sucesso como escritora. 


 Sweet kisses;




14 comentários:

Quadro Feminino disse...

Gi eu não li esse, nem o Melancia, preciso tirar um tempo para distrair e viajar na leitura é bom demais!
Bjú, Cih
http://quadrofeminino.com/

Natalia Barnabá disse...

Esses livros tem as capas mais fofas que eu já vi. Adorei a resenha, querida!

Beijos

jana disse...

Dona Xuxu, eu adorei Melancia é uma delícia o modo como essa autora escreve né. Eu adoro!!!
Vou procurar para ler
Beijos
Jana

Diise França disse...

Foi o primeiro que li e me apaixonei pela autora, deixei para falar dele depois. Já leu Sushi? Eu amei!

Beijo

Unknown disse...

Li anos atrás e confesso que amo! Essa autora é ótima, agora quero ler casório. Bjs
comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

Larissa Rehem disse...

Tudo bem, tudo bem!
Quero seus livros da autora emprestados para que eu retire essa minha péssima impressão sobre ela!
xD

Beijos Xú!!

Gi Lizarda disse...

@Quadro Feminino
Ai, Cih, eu sou super fã dessa autora e tô tentando completar toda a coleção. Faltam 3 livros apenas. \o/
Compartilho da mesma opinião que vc. ^^

Beijinhos.

Gi Lizarda disse...

@Natalia Barnabá
Ah sim... e elas são tão parecidas entre si, né? Sei que é um livro da Marian Keyes de looonge... rs

Beijo beijo.

Gi Lizarda disse...

@Jana Valadares
Dona Xuxu², eu tb amo o estilo da Marian Keyes. Ela é muito divertida e os personagens altamente cativantes. ^^

Beijos, beijinhos e beijocas.

Gi Lizarda disse...

@Diise França
Eu li quase que na sequência em que ela escreveu. Depois virei fã e agora persigo todos os lançamentos. ^^

Sim, já li Sushi, claro. É o próximo da lista do especial. \o/

Beijo grande.

Gi Lizarda disse...

@Jackeline Monteiro
Tem como não amar? Ela é o máximo!!!

Me falta ler "Casório?!", "Cheio de Charme" e "Chá de Sumiço". Os outros todos eu tenho e já li. ^^

Bisou.

Gi Lizarda disse...

@Larissa Rehem
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Oba!!! Pode vir aqui buscar. ^^

Beijããããão, xú!

#LoveU
#Saudadona

Espeloteada e Patricinha disse...

Indo para a lista de desejos em 3,2,1...
Você me fez amar esse livro Gi, sua malvada, como se minha lista de desejos não estivesse grande o suficiente rs

Vai mais esse agora, e o 1 né? kkk Você me mata!

Amei a resenha enorme e perfeita, fiquei com medo de você contar a história toda, mas só me deu mais vontade de saber tudo rs

;*

Gi Lizarda disse...

@a Frahn ;D
Nem me fala... nem me fala!!! A minha lista de desejo de livros está quilométrica! Num posso mais com isso!!! kkkkkk

Obrigada. Eu realmente falei muito do livro... mas é pq estava super empolgada. Ainda assim, vale a pena ler pq tem muito mais água passando por debaixo dessa ponte. ^^

Beijão!

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...