sexta-feira, 10 de abril de 2015

Onde mora o perigo - Pincéis de Maquiagem


Olhando assim para essas cerdas tão inocentes, ninguém imaginaria todo o perigo que um pincel de maquiagem pode conter. Mas graças a estória de Jo Gilchrist, o mundo (pelo menos o virtual) voltou a atenção a esses instrumentos de beleza nas últimas semanas.


Jo Gilchrist, uma australiana vaidosa, se viu em seu próprio conto de terror depois de utilizar o pincel de uma amiga para cobrir uma espinha em suas costas. Alguns dias depois, Jo começou a sentir fortes dores nas costas, que evoluíram para uma dormência nos membros inferiores. Ela quase ficou paraplégica devido à infecção por estafilococos, uma bactéria que habita principalmente na pele e mucosas de mamíferos e aves. Acontece que a amiga que lhe emprestou o pincel tinha uma infecção no rosto que foi passada à Jo. A  bactéria atingiu tecidos subcutâneos e a musculatura causando algo tão sério que, se tiver sorte e depois de muita fisioterapia, Jo poderá voltar a andar por uma ou duas horas por dia. 

*Fonte: Vila Mulher. Ler a matéria completa clicando AQUI!


A experiência da australiana é excelente para nos alertar sobre a necessidade dos hábitos de limpeza e higienização dos objetos que utilizamos para a aplicação de maquiagem. Pincéis, esponjas, curvex, hastes flexíveis e afins devem ser limpos com frequência e não compartilhados. Essas ferramentas oferecem perfeitas condições para a proliferação de bactérias, germes e fungos. Basta uma pessoa com baixa imunidade ter acesso à esses "monstrinhos" para que o terror se instale. Pode ser algo leve como uma alergia ou irritação, mas as portas também estão abertas para conjuntivites, infecções e outras doenças.

Mesmo que seu equipamento só seja usado por você mesma, precisa ser lavado com sabão e muita água assim que a maquiagem se acumule. Os pincéis e esponjas de base e produtos cremosos devem ser lavados pelo menos uma vez por semana. Os que recebem apenas produtos em pó, podem ser ser lavados a cada 15 dias. Pelo menos é isso que dizem os dermatologistas. De minha parte, sempre higienizo meus pincéis depois do uso, com produtos específicos (higienizadores) e lavo toda semana, deixo secar por uns três dias e guardo em um local fresco onde bate luz pela manhã. Tudo para não facilitar a ação de "seres intrusos". 

Se for contratar um(a) maquiador(a), certifique-se que os instrumentos do profissional estejam limpos antes de serem usados em sua pele. Um bom profissional sempre chega com tudo limpo, além de sempre carregar lenços de papel e higienizadores para manter tudo ok. É seu direito e dever exigir saúde, bem estar e higiene de todos os profissionais de beleza.

Não vale dar mole quando o assunto é saúde, né? Se cuida!


Super beijo;





Nenhum comentário:

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...