sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A garota lê: Extraordinário



Título: Extraordinário
Título original: Wonder
Autora: R. J. Palacio
Gênero: Drama
Editora: Intrínseca
Tradução: Rachel Agavino
320 páginas


Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
 Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Informações retiradas do site Skoob


Sobre a autora:
R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.

Informações retiradas do site Skoob



Sobre Extraordinário:


"Todo o que é nascido de Deus vence o mundo."


Não é à toa que escolhi "Extraordinário" como tema para a minha volta à blogesfera. Esse livro tem em seu cerne uma sabedoria, uma ternura, um sentimento profundo que me faz ainda acreditar na humanidade. O livro fala sobre bullying e  deficiência física, mas também transborda aceitação, amor, gentileza, tudo o que estamos precisando (e muito!) nos dias atuais.

August, ou Auggie, nosso personagem principal é um garotinho muito fofo que nasceu com várias anomalias físicas devido à um gene defeituoso. Apesar de o narrador não aceitar descrever sua aparência no começo da estória, é possível ir juntando as informações com o desenrolar da narrativa e criar uma imagem de como seria o mesmo. Tudo o que Auggie queria na vida, era ser visto pelas outras pessoas como ele mesmo se enxerga: um garoto normal. Contudo, as pessoas vêem apenas os seus "defeitos" físicos. Apesar de saber fingir que não vê, não ouve e não sente a reação das outras pessoas com um contato direto consigo, August é constantemente magoado. Ainda que seus pais e sua irmã Via façam de tudo pela aceitação do menino, sempre há aqueles que acabam falando ou fazendo algo que atinge o herói.


"Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário." 

A aventura toda do livro começa quando, depois de 27 grandes e pequenas cirurgias, Auggie é finalmente matriculado em uma escola. Todo um novo mundo de relações e humilhações têm início. Apesar da aparência física, August é um menino feliz e gentil, com queridos amigos antigos e ansioso para fazer novos. Com sua personalidade doce e incrível bom humor, ele vai conquistando os corações ao seu redor, mas também formenta inimizades.

A narrativa vai mudando de Auggie para sua irmã, para os amigos e demais personagens como uma corrente do bem, transformando atitudes e pontos de vista. E assim, com uma estória tão leve e bem humorada, mas igualmente bela e melancólica, as 320 páginas passam voando sem nem mesmo o leitor se dar conta. Houve momentos na leitura em que eu chorei, como nos diálogos do menino com o pai e a mãe, onde segurar as lágrimas foi impossível. Em outros, eu sorri com os ensinamentos do Sr. Browne (que aliás, virou livro: 365 Dias Extraordinários) e me animei com as maravilhas que a gentileza e a amizade podem criar e transformar.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." - Dr. Wayne W. Dyer


Venha se apaixonar pelo Auggie também. Não deixe de ler Extraordinário. Leve um belo tapa na cara e descubra que, afinal, você não tem tantos problemas assim na sua vida e tudo o que precisa é de uma atitude positiva frente os desafios.


Beijo empoeirado dessa blogueira fujona que vai mais volta! *rsrs*




Nenhum comentário:

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...