terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Orgulho e Preconceito e Zumbis... e muita confusão e palhaçada nas livrarias e no cinema


Olá, garota!

Acho que já devo ter dito aqui que um dos meus livros favoritos é "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen. A inglesa que escrevia sobre relacionamentos e, principalmente, casamentos na época da regência é uma das escritoras mais lidas e aclamadas do mundo. E a obra que citei é, sem dúvida alguma, a mais conhecida de todos os seus escritos.

Acontece que, de uns tempos pra cá, surgiu a modinha o "mash up novel". Trata-se de um novo gênero cuja proposta é pegar um clássico da literatura (de preferência de domínio público) e revisitá-lo, adicionando outra perspectiva ao enredo, outros personagens. Na maioria das vezes isto consiste em avacalhar a estória ao extremo. É o caso de "Orgulho e Preconceito e Zumbis".

Ilustração do livro "Orgulho e Preconceito e Zumbis"

Seth Grahame-Smith pegou o clássico e o reescreveu, maaaas adicionou zumbis. Isso mesmo, cara leitora, mortos-vivos comedores de carne e cérebro humanos. A explicação para tal fato é que a peste negra teria mudado a condição dos cadáveres e, não mais do que de repente, eles começaram a sair de suas tumbas e atacaram os vivos. Diante de tal situação, as pessoas tiveram de aprender artes marciais e combates com espadas e armas de fogo para defenderem suas famílias e a si próprios. Em Loungbourn, a proteção dos cidadãos está por conta das irmãs Bennet, principalmente das duas mais velhas: Jane e Elizabeth. Depois entra na estória o Sr. Bingley, suas irmãs e, claro, o Sr. Darcy ♥.

O livro é tão bobinho, mais tão bobinho, que eu li em algumas poucas horas e nem cheguei a cogitar escrever sobre ele aqui no VG. Só que o tal livro super bobo e engraçado acabou virando filme e aí eu tive que trazer minha opinião.

Ilustração do livro "Orgulho e Preconceito e Zumbis"
Por que é bobo? Ué! porque Seth Grahame-Smith se apoderou de um clássico do romance, uma obra prima de estilo e bom gosto e transformou em uma comédia pastelão. Sem ambição de aprofundar nada, nem explicar direito como o apocalipse zumbi teve início, ele apenas enfiou os mortos-vivos lá dentro e deixou os personagens se virarem. É engraçado? É! Bem, pelo menos eu ri muito. É uma ofensa a Jane Austen? Não sei. Não vejo como algo tão bobo possa ofender. Mas MUITOS leitores não gostaram da adaptação e estão soltando fogo pelas ventas. Eu, como leio qualquer coisa e adoro um livro bem boboca para passar o tempo, achei hilário. Você não pode ler "Orgulho e Preconceito e Zumbis" e esperar nexo. É só para passar o tempo mesmo. 

Por exemplo, eu adorei as partes em que a Charlotte Lucas está. É muito divertida a evolução da personagem. Gostei muito mais dela no livro de Seth Grahame-Smith do que no da Jane Austen. Lady Catherine também é muito interessante e ridícula do que no livro original. Já o senhor Darcy teve seu desenvolvimento quase igual nos dois: um chaaaato de galocha no começo e um homem adorável do meio para o fim. Elizabeth está mais crítica e preconceituosa do que nunca!


Só não sei como vai se dar essa aventura no cinema, pois o primeiro trailer me pareceu bastante engraçado, igual ao livro. Já o segundo trailer está mais sombrio, com mais cara de terror. Essa dualidade é que me intrigou. Preciso ver o gênero que vai se sobrepor: romance ou terror.

O elenco é formado por Lily James (a 'Cinderella' da adaptação de 2015), Sam Riley ('Diaval' de "Malévola"), Matt Smith ('Doctor' da série "Doctor Who"), Bella Heathcote ('Josephine' e 'Victória' de "Sombras da Noite"), Douglas Booth (o 'Pip' de "Great Expectations" e 'Romeu' de "Romeu e Julieta" de 2013), Lena Headey (a 'Cersei Lannister' de "Game of Thrones") entre outras feras do cinema. 


É claro, óbvio, evidente e certo que euzinha vou estar no cinema depois do dia 4 de fevereiro (data prevista da estreia) para conferir mais esse longa. Se eu gosto de livro bobo, imagina se não amo filme idiota? *rsrs* Perco isso por nada! Vou lá de cabeça erguida, sem vergonha de não ser cult, diferentona, discípula de Machado de Assis, secretária de Charles Dickens... vou porque o importante é se divertir.

Fonte das imagens e informações:


E você? Já leu "Orgulho e Preconceito e Zumbis"? Se interessou?



Beijos, beijinhos e beijocas;





Nenhum comentário:

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...