![]() |
Imagem retirada do site Wikipédia |
Olá, garota!
Tenho a sensação de que o tempo está passando muito rápido e os meses estão voando (exceto agosto nojento que nunca acabava!). Não é que já estamos em outubro??? E outubro é um mês muito especial, é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. Por acaso você conhece o "Outubro Rosa"?
"O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc..
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo."
Fonte: Outubro Rosa
É claro que o Brasil não fica de fora desse movimento tão importante. Várias capitais e municípios fazem a sua participação colorindo seus principais monumentos. Brasília, que é uma cidade tombada como patrimônio cultural da humanidade, contribui iluminando de cor-de-rosa os seus principais pontos turísticos.
![]() |
Congresso Nacional - Imagem retirada do site de Sandra Martins |
![]() |
Catedral Metropolitana - Imagem retirada do site da Folha de S. Paulo |
![]() |
Sede do Supremo Tribunal Federal (Praça dos Três Poderes) - Imagem retirada do site Terra |
Ainda segundo o site Outubro Rosa...
"O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.
Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa."
E você, já fez seu autoexame? A Helô já escreveu sobre isso AQUI e até postou imagens e esquemas para ajudar as leitoras. É importante lembrar que o autoexame não exclui as visitas regulares ao ginecologista e os exames tradicionais em clínicas e hospitais especializados. Cuide-se!!!
Beijos cor-de-rosa;

22 comentários:
Parabéns pelo post, acho super importante divulgar essa campanha. Muitas vezes achamos besteira perder um tempinho no banho para o autoexame, mas é preciso dar valor a esse gesto. Adorei!
Nani Mota
www.eucurtomakeup.com
Parabéns pela bela iniciativa de divulgar no seu blog, essa importante campanha!!
Abraços.Sandra
Quando eu conheci Brasília ela estava assim :D achei lindo quando anoiteceu e eu vi.
Acho o movimento super importante, é um tipo de câncer muito comum e que, se for descoberto no início, as chances de recuperação são muito maiores.
;*
É uma iniciativa para se aplaudir de pé!
Beijoos, Ana Carolina.
http://simplesglamour.blogspot.com
Instagram: @simplesglamour
Vou ajudar na divulgação também!
Bjo,
Lu
Dona Xuxu sapateando cultura na cara das colegas risos
Ótimo serviço de informação
Beijos
Jana
É fundamental criar consciência nas mulheres sobre o auto-exame
Big Beijos
Lulu
http://luluonthesky.blogspot.com.br
obs: Quer ganhar um relógio? Participe da nossa promoção que está no ar até 15/10! e tb responda nossa enquete.
Super importante este movimento do outubro rosa e conscientização sobre a importância da prevenção.
beijos
Tenho que fazer uma postagem sobre isso também!
Nossa como Brasilia fica linda né!
(Nem amo rosa rs)
Beijos amiga linda
Acredito que fazer os exames é fundamental. Uma senhora aqui na igreja descobriu num exame de rotina o câncer em fase inicial no seio, assim o tratamento está sendo mais fácil. Bjs
comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br
@Nani Mota
Não é um tempo perdido, né? Sobretudo se acelerar a cura de um câncer por ter descoberto cedo a doença.
Beijo beijo.
@REINVENTANDO
É realmente o mínimo que posso fazer pela causa. =/
Abraço apertado.
@a Frahn ;D
Ficou linda mesmo a capital! No Natal tb fica espetacular. ^^
Sim, é na conscientização que reside a esperança nesse tipo de doença.
Beijos no seu ♥.
@Ana Carolina
E imitar cada vez mais!
Beijocas.
@Mulher sem Photoshop
Oba! Quanto mais, melhor!
Beijão, Lú!!!
@Jana Valadares
Que naaada... só fazendo a minha parte como mulher. ^^
Um xeru!
@Lulu on the Sky
Com certeza! E é nosso dever, como formadoras de opinião, divulgar isso ao máximo.
Beijo grande.
@Blog Woman Chic
Concordo, gata.
Temos de fazer a nossa parte nessa luta!
Bisou.
@Hélen Bezerra - Mundo da Helen
Vamos lá! Quanto mais, melhor!!!
Brasília já é muito bonita e super iluminada, mas é claro que fica ainda mais maravilhosa assim cor-de-rosa. ^^
Beijãããããão, amiguinha!
@Jackeline Monteiro
Sim, muitas mulheres só alcançam a cura por terem descoberto a doença na fase inicial. Por isso precisamos ajudar na divulgação... e não só no Outubro Rosa, mas em todos os meses do ano.
Beijocas estaladas.
Gosto assim!! posts que valem a pena!!!
eh muito importante ter informação em todos os lugares, as vezes uma frase faz alguém acordar e se cuidar ...
@Mel Nunes
Amamos futilidades, mas tb é preciso falar de assunto sérios, né Mel? ^^
Mega beijo!
Postar um comentário