segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Black Friday tá chegando... não caia em furadas!


Oláááá, garotaaaa!

Essa é a semana, sexta-feira é o dia! hihihihi. Consumidores do mundo inteiro - e também dessa República das Bananas chamada Brasil - estão se preparando para a Black Friday.

A Black Friday 2017 é 24 de novembro! Mas o que é essa bendita "Sexta-feira Negra"? Trata-se de uma ação de vendas anual criada nos Estados Unidos e ocorre na 4ª sexta-feira do mês novembro, após o feriado de Ação de Graças. Durante a Black Friday, as lojas físicas e  online oferecem promoções de diversos produtos (e até serviços!) durante todo o dia. Aqui, nas terras tupiniquins, a Black Friday está em sua sexta edição e já entrou no calendário nacional do varejo. 


Tudo muito bom, tudo muito bem... mas há muita desconfiança sobre os descontos e promoções dessa ação aqui no Brasil. Isso porque, muita empresa, empresário, loja, vendedor e envolvidos andaram dando calote nos anos passados. A galera mexia nas propagandas, banners, etiquetas e etc; ou aumentava o preço cheio do produto para depois colocar um desconto fajuto, que no final das contas ficava o mesmo valor de antes. Muito mal caratismo, muita má fé, muita safadeza. #prontofalei

Para dar mais credibilidade às transações da Black Friday, algumas empresas e órgãos se uniram para deixar a coisa toda mais organizada e decente. Um exemplo disso é a Proxy Media, empresa de soluções digitais, que desenvolveu uma ação chamada “Black Friday de Verdade”. As lojas que participam dessa iniciativa assinam um termo de compromisso para oferecer apenas descontos reais no dia 24 de novembro (via Techtudo).

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico lançou o selo “Black Friday Legal 2017”  para as lojas virtuais brasileiras. Este carimbo de confiabilidade tem como objetivo assegurar ao consumidor que as ofertas anunciadas no período são verdadeiras. O consumidor pode entrar no site e se cadastrar para receber as ofertas das lojas parceiras.

Além dessas iniciativas louváveis, o Procon de São Paulo liberou uma lista, uma Black List (tô terrível hoje! kkkk), de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. A direção nacional do órgão também recomenda que os consumidores procurem o Procon de seus estados para sondar as atividades das empresas e lojas locais.


Eu sou uma fã assumida da Black Friday, garimpeira de promoções, caçadora de descontos nata. Há muitos anos que aproveito a data para comprar aqueles produtinhos que estão na wish list. Já comprei em site gringo de maquiagem, já encarei loja de eletrodomésticos, já me lancei na busca por celulares, cafeteiras, câmeras fotográficas, airfryer, notebooks, dolls e acessórios de bonecas importadas, entre tantas outras coisas. Sem medo de ser feliz, mas se precavendo, dá sim para fazer bons negócios. Ficam as minhas dicas para não levar golpe esse ano:
  • Dê preferência às lojas mais conhecidas. Infelizmente não dá para ir fazendo cadastro em uma loja que surgiu um dia desses e colocar lá todos os seus dados bancários e pessoais, né? Tenha juízo!
  • Desconfie de preços muito baixos. Pesquise o "preço cheio" do que quer comprar. Tente saber quanto ele vale normalmente e aceite que descontos milagrosos e muito baixos realmente não existem. Afinal, que loja vai colocar preço muito baixo e ter prejuízo só para "ser boazinha"? Isso não existe!
  • Mantenha a calma e antes de fechar a compra, pesquise a reputação da empresa/loja/vendedor em sites como Procon e Reclame Aqui. Também vale dar uma olhadinha nos perfis e fanpages das empresas/loja/vendedor. Procure principalmente pelas avaliações e comentários dos clientes.
  • Acompanhe o status do pedido e da entrega dos produtos. Mesmo depois da compra é bom ficar de olho bem aberto até a chegada do pedido. E, se houver algum problema com a entrega ou com a qualidade do que foi comprado, coloque a boca no trombone, reclame, insista, exija seus direitos!


Espero que com todas essas dicas e alertas, a sua Black Friday seja bem proveitosa. Eu tô achando que não comprar nada esse ano, afinal...

Nos meus sonhos, claro! kkkkkk


Beijo caprichado;





Nenhum comentário:

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...