segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A garota lê: Temporada de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle

Imagem retirada do site da Editora Intrínseca

Oie, garota!

Um dia desses eu estava à procura de livro leve para passar o tempo e acabei escolhendo, dentre vários no Kindle, este aqui: Temporada de Acidentes. Tinha lido o título e gostado da sinopse, mas já estava na fila há vários meses. E não é que amei?


Título: Temporada de Acidentes
Título original: Accident Season
Tradução: Amanda Moura
Autor: Moïra Fowley-Doyle
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Editora: Instrínseca

256 páginas

Sinopse:
Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Retirado do Skoob 

Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.


Sobre "Temporada de Acidentes":
"Então, brindemos à temporada de acidentes,
Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,
Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,
Mais um brinde à estrada de água."

Esse livro foi uma grata surpresa para mim. Não esperava tanto dele, mas acabei me surpreendendo bastante com a narrativa, me divertindo, me assustando e querendo mais.

Temporada de Acidentes conta a estória de uma família irlandesa formada por mãe, duas filhas adolescentes (Cara e Alice) e um filho do ex-marido (Sam). Apesar de unidos, esses 4 escondem muitos segredos uns dos outros. E dividem também o pavor pelo mês de outubro. Segundo a mãe de Cara, há muitos anos o mês de outubro só traz acidentes, ossos quebrados, hematomas, cicatrizes e, de vez em quando, uma morte. O que eles fazem para sobreviver aos fatídicos 31 dias de azar?

Segundo Cara, a quem cabe narrar os acontecimentos, cada centímetro de sua casa é coberto por camadas e mais camadas de plástico bolha. As quinas são suavizadas, as facas e outros objetos cortantes escondidos e o fogão nunca pode ser ligado. As roupas são vestidas umas por cima das outras para formar uma armadura contra quedas, arranhões e furos. Essa paranoia toda é incentivada à exaustão pela mãe e seguida pelos filhos, que apesar das dúvidas, evitam se meter em encrencas durante todo o mês de outubro.

Mas esse ano parece que as coisas estão piores. Primeiro porque Cara não consegue encontrar sua ex-quase-amiga Elsie em lugar algum, a não ser em TODAS as suas fotografias. Isso mesmo, todas as suas fotografias, de toda a sua vida. Além disso, sua amiga Bea (poetisa, cartomante e figura muito esotérica e estranha) já previu que essa temporada de acidentes será ainda mais problemática. E tudo o que vem acontecendo na casa de Cara só reforça a previsão. Cara até mesmo anda tendo visões com fadas, árvores falantes, sereias e fantasmas.

Apesar de toda essas alusões à fantasia, "Temporada de Acidentes" é um romance-meio-drama-meio-mistério contemporâneo interessante que me prendeu da primeira à última página. Esperava que fosse uma aventura com criaturas sobrenaturais, mas é muito mais uma viagem distorcida da realidade. Eu sorri, chorei, me assustei, fiquei apreensiva e curti demais a experiência. E a leitura foi rapidinha, coisa de algumas horas. Deixou aquele gostinho de quero mais, aquela deprê de fim de livro, que só acontece quando a gente se apaixona pelos personagens. 

Recomendadíssimo!!!



Beijos da devoradora de livros;





Nenhum comentário:

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...