terça-feira, 30 de julho de 2013

O caso "quem disse, berenice?"


Olá, garota!

Eu não nego (aqui no blog e na "vida real") que sou uma pessoa chata. Acredito no poder da reclamação, da boca no trombone, na luta pelos direitos e etc. A prova disso é a coluna "Desabafo", uma das mais alimentadas aqui no VG!. Quando acho ruim um tratamento, situação, compra, produto, serviço, atitude, comento no blog, Twitter, Fanpage, perfil pessoal do Facebook e assim por diante. Mas uma coisa nunca tinha acontecido comigo: eu nunca voltei com um post para dizer que algo foi resolvido ou que alguma empresa tenha me procurado para tentar resolver. Até a semana passada...

Quarta-feira, dia 25 de julho, fui contatada por e-mail pela Nova Comunicação, a empresa que age como assessoria de imprensa da marca "quem disse, berenice?". Tudo por causa do post sobre o primer facial onde, no comecinho, desabafei que a marca tinha ignorado minhas mensagens e outras tentativas de contato. Foi uma queixa boba, de apenas um parágrafo, feita no dia 23 de julho. Pois bem, no dia 25 de julho a Nova Comunicação, em pessoa da Fabiana Marques, entrou em contato pedindo que eu relatasse com detalhes o que havia acontecido comigo para que o problema fosse averiguado e, se possível, resolvido. Inclusive a moça até se ofereceu para me ligar caso eu não quisesse falar tudo por e-mail. 

Não pedi autorização à empresa para transcrever aqui a nossa conversa. Tenho certeza de que seria autorizada, mas como a conversa envolve outras blogueiras do Distrito Federal (que eu citei, não a empresa. É bom deixar claro!), achei por bem contar apenas a essência. Então vamos ao resumão:

No post do dia 23 eu reclamei do tratamento, aliás da falta de um, na Fanpage da qdb?. No dia 25 a assessoria entrou em contato pedindo mais informações. No mesmo dia eu respondi ao e-mail contando que eu tentei saber, através da Fanpage sobre o lançamento da loja qdb? do Pátio Brasil (Brasília) e se haveria algum evento para as blogueiras. Também reclamei porque eles escolheram algumas blogueiras para um evento posterior à inauguração da loja, enquanto eu não recebia nem respostas. Aproveitei para lembrar à Nova Comunicação que o Clube de Blogueiras de Brasília não me representa, que não participo do grupo e que sou constantemente excluída dos eventos justamente por não participar do mesmo. Finalmente, expus que vááárias outras blogueiras obtiveram o mesmo tratamento que eu, foram ignorados seus contatos e perguntas. A assessoria me respondeu que não entendia o problema de contato com a Fanpage, mas que iriam investigar (e tenho recebido boletins sobre essa investigação com regularidade). A Nova Comunicação assumiu que fez o evento para as blogueiras e que foram convidadas as blogueiras que tinham entrado em contato com a marca (bem... nem todas, né?) e outras indicadas pelo Clube de Blogueiras de Brasília. Fui incluída no mailing da qdb? e minhas mensagens encaminhadas à responsável pelas Relações Públicas da marca para que eu fiquei por dentro das novidades. Além disso, a Fabiana me pediu indicações de outros blogs da região para que fossem incluídos nos contatos da empresa.

E por que eu tô contando tudo isso? Porque acredito em empresas sérias e empresa séria é aquela que não ignora cliente/consumidora/blogueira, que não faz tratamento diferenciado por número de seguidores ou "importância" na blogesfera. Sei muito bem que não sou uma blogueira grande, mas sou uma das maiores no DF e falei isso à assessoria. Ainda que eu fosse uma blogueira menor ou apenas uma consumidora, mereço ser tratada com respeito, educação, cordialidade. E isso a assessoria da "quem disse, berenice?" fez bem. Identificou um problema de comunicação, entrou em contato, se informou melhor, não pré-julgou, se defendeu, pediu desculpas pelos desentendimentos e se mostrou presente para resolver o caso.

Cara leitora, eu não fui comprada para escrever esse post. Não recebi uma caixa com produtos da qdb?. Não recebi voucher para comprinhas na loja virtual, nem desconto, nem qualquer vantagem... Recebi respeito, atenção, um contato educado e responsável, a promessa da investigação do problema e sua possível resolução. E isso não tem preço! Resolvi escrever esse post para dizer que não adianta apenas reclamar. Eu reclamei e fui atendida, então era hora de mostrar no que isso deu. Eu poderia guardar isso para mim e você ficaria com a primeira impressão de que a marca não liga para seus clientes, mas não seria certo. Resolvi escrever esse post porque acredito em empresas sérias e descobri na "quem disse, berenice?" e na Nova Comunicação empresas sérias. 

Agradeço à Nova Comunicação pelo cuidado e por todo o atendimento. Agradeço à Fabiana Marques pelo profissionalismo e tratamento educado. Agradeço às leitoras que compartilharam suas experiências com a marca através dos comentários.

E por hoje é só.



Abraço apertado-quebra-costelas;





47 comentários:

Diise França disse...

Gi, a Kedma tbm me relatou um problema com a marca e como já havia te falado, não tive nenhum problema com a marca. E acho que entraram em contato comigo porque fiz resenhas dos produtos assim que a loja chegou em Bsb e fui visitar com a Prit. Sinceramente, sou amiga de todas as blogueiras, tanto as do Clube de Blogueiras e sua, mais ainda, já que te conheci primeiro. Tenho um carinho grande por todas e ofereço sempre minha ajuda e minha amizade sincera a todas. Posso estar sendo inocente nessa parte, mas ainda não vi nada que me levasse a mudar meu comportamento. Eu só digo que fiquei chateada com a situação, mas a marca continua me surpreendendo de maneira positiva. Um beijo grande

jana disse...

Dona Xuxu, muito bem por isso que venho aqui e sempre leio o seu blog, nem sempre comento, preguiça msm, sorry! Mas, achei excelente você ter a dignidade de mostrar o respeito e o retorno da QDB, parabéns!
Beijos
Jana

Mulher sem Photoshop disse...

Eu fiquei sabendo que a QDB fez um evento em BH também, mas não participei. Eu entendo que realmente não dá pra convidar todas as blogueiras, que são muitas mesmo. Mas também não entendo o critério de escolha dos blogs... às vezes vejo em eventos blogs que nem são de maquiagem e beleza.
Acho que esse negócio de indicação de blogs através de clubes conta muito também, pois vejo muitos blogs que são convidados que não tem muita expressão, enquanto outros que são até mais acessados ficam de fora. Ou seja... não entendo mesmo!
Pede pra Fabiana me explicar isso, amiga? hahaha

Bjo,

Luciana

Amanda disse...

Estranho mesmo você não ter sido convidada. Pelo menos eles entraram em contato depois :)

É isso aí, Gi, bote a boca no trombone!

Rayme disse...

que bom em Gi!
eu vendo Eudora, que é do Grupo Boticário, juntamente com a QDB e, pelo menos com a Eudora, sempre fui bem atendida, e nas únicas 2 vezes que recebi produto com defeito (em mais de 1 ano que trabalho com a marca) recebi respostas rápidas e a troca foi feita em menos de 1 semana.

Rejane SMello disse...

É por essas e outras que eu admiro o seu trabalho e o seu blog. Fico feliz por tudo ter sido resolvido e espero que tudo se resolva com quem ainda não está certo.
Beijos, ;-)

Dariane Vale - Blog Moda e Gestão disse...

Estou muito surpresa com essa sua "indignação". Como fundadora e gestora do clube de Blogueiras, informo que não houve nenhum envolvimento do clube, e sim da minha pessoa, que fui convidada pelo meu blog Moda e Gestão. Em todos os eventos que eu vou, uso a #clubedeblogueiras, pois é um negócio meu e que me interessa, e a quem está comigo. Continuo a afirmar que o Clube não participou deste evento, e sim EU, Dariane Vale, pelo reconhecimento do meu blog MODA E GESTÃO. O Clube é aberto a todas, recebemos todas de braços abertos, sem distinção, com muito carinho. Inclusive você, que sempre acompanhei, e é uma excelente profissional.

Ana Paula Fuentes disse...

Por isso que gosto do seu blog e de você Gi ♥
Gosto de blogs que expõe a opinião verdade, sabe?
Eu não sabia que essa marca fazia parte do O Boticário deve ser por isso que os vendedores são péssimos, vejo tanto gente reclamando do atendimento :(

Beeeeeeeeeeijo ♥

Aline Helen disse...

Fico surpresa de você ter sido contatada e estarem cuidando do seu caso, um ponto para a marca. Eu acho os produtos lindos e ainda tenho curiosidade em experimentar. Mas, ainda assim não posso dizer que admiro essa empresa...
Quando só tinha quem disse, berenice? em São Paulo e eu ficava babando e comentando sobre os produtos da marca no twitter, louca pela inauguração da virtual, sempre me respondiam "calma berê" e falavam da ansiedade. Quando inauguram a tal loja virtual com restrição (só as pessoas que curtiam a página do Facebook podiam visitar e comprar) e eu reclamei N vezes no twitter, ninguém me respondeu, ninguém viu, ninguém ligou.

Tomara que seja apenas uma falha na comunicação né?! E que melhore.

Beijo Gi!

kedma brandao disse...

Fico feliz que a empresa entrou em contato com você e te tratou te forma digna. Quanto a pessoas que selecionam para eventos, uma vez eu perguntei sobre os critérios que ela usa para a seleção de blog, a resposta que obtive é a qualidades e frequência dos post,qualidade das fotos, relevância com a marca. Acho que preciso melhor nisso para ser mais qualificadas. Estou tentando, estudando um pouco aqui, um pouco ali...Te desejo tudo de bom e obrigada pela força! !

Gi Lizarda disse...

@Diise França
Diise, não quero influenciar vc ou qualquer outra blogueira em relação ao clube. Eu só quis deixar claro que não participo dele e que, infelizmente, a abordagem que o clube faz junto às empresas exclui as outras blogueiras. Na própria apresentação do blog (e eu já ouvi as meninas se apresentarem assim) a frase é: Clube das Melhores Blogueiras de Brasília. Sinto muito, mas muitos blogs do clube não são bons.
Quando entro em contato com algumas empresas, logo eles falam que já lidam com as blogueiras do clube e que não querem mais nenhuma parceira do DF.

De qualquer forma, meu desabafo não foi sobre o Clube, mas sobre a qdb?. Espero que todas entendam isso.

Abraço apertado. Love U, amiga!

Fernanda Alves disse...

Adorei, e tem que ser assim mesmo!
Achei certissimo o que você fez!

Aqui em Recife não tenho o que me queixar do atendimento, principalmente sendo eu uma consultora da Maybelline.
Vou lá de farda e ninguém me trata mal, diferente da MAC que todo mundo lhe repara dos pés a cabeça e só dão importância a pessoas sem farda e para aquelas que estão com roupa e cara de rica. Mas que no final o que realmente importa meu bem é o limite do meu cartão de crédito \o/.

Apoiada a sua atitude!
E que bom que tudo foi esclarecido!

Beijos, Elaine Fernanda
Blog Mundo Beauté

Gi Lizarda disse...

@Jana Valadares
Obrigada, Jana.
Não adianta só ser rebelde e ficar de #mimimi, né?
Quando a empresa acerta, eu mostro tb!

Beijo beijo.

Gi Lizarda disse...

@Mulher sem Photoshop
Aaah, Lú... já cansei de me questionar sobre esses critérios. Me questionar e questionar tb as empresas. Elas sempre dizem que é qualidade dos posts, fotos e etc. Mas eu acho que é o fator número (de seguidores e visualizações) e nível de puxa-saquismo. kkkk
De qualquer forma, lhe enviei a resposta da Fabiana sobre a minha semelhante dúvida na questão.

Um beijão.

Gi Lizarda disse...

@Amanda
Nem estranhei o fato de não ter sido convidada... afinal, cada empresa convida quem quer. Não gostei mesmo é de não ter sido atendida nas mensagens e menções no Facebook. =P
Mas agora tudo está resolvido. OBA!

XOXO

Dariane Vale - Blog Moda e Gestão disse...

Você continua citando o clube. Ele nao exclui ninguém, apenas envia para o e-mail que as blogueiras cadastraram os convites da empresas parceiras. Quero acreditar que você está citando algum outro clube, não o Clube de Blogueiras de Brasilia. Inclusive aguardando retratação.

Gi Lizarda disse...

@Rayme
Que máximo!

É muito bom receber atenção nas nossas dificuldades e dúvidas, né?
Gosto de empresas assim.

Abraço apertado.

Gi Lizarda disse...

@Rejane SMello
Obrigada, Rejane.

Eu tento ser clara. Espero conseguir sempre.

Beijokitas.

Gi Lizarda disse...

@Dariane Vale
Dariane, eu não estou indignada. Muito pelo contrário. Estou contando às minhas leitoras as experiências que eu tive com a qdb?.

Sobre o Clube das Blogueiras, fiz questão de citar que eu não faço parte do clube e que ele não me representa. Cuido da interação com empresas e marcas sozinha. Sempre foi assim.

Respeito o seu trabalho e não tenho problemas com vc e com as outras integrantes (muitas das quais são minha amigas).

O que citei do Clube é sobre as experiências que tive com várias empresas e eventos. Não foi a primeira vez que entrei em contato com uma empresa e recebi resposta dizendo que já estavam comprometidas com o clube e que não se relacionariam com outras blogueiras. Não disse que vcs excluem as blogueiras, mas que fui excluída por não participar do clube. Entende a diferença?

Não vou me retratar. Até pq não vejo como posso ter te ofendido. A própria assessoria afirmou que foi à procura do clube e que o clube indicou algumas blogueiras para o evento. Não menti e não vou desdizer o que foi escrito.

Grata.

Gi Lizarda disse...

@Aline Helen
Fiquei surpresa tb e muito contente com o contato da assessoria com informações e respostas sobre o meu problema. Respeito é bom e a gente gosta muito, né? ^^

Eu tentei contato apenas pelo Facebook e não fui atendida. Apenas depois do post é que a empresa se manifestou.

Kisses.

kedma brandao disse...

Acho inclusive que se resta alguma dúvida em alguém, a respeito do tema, a própria assessoria da marca pode se pronunciar se procurou o clube de blogueiras de Brasília ou o blog moda e gestão .

Gi Lizarda disse...

@kedma brandao
Foi bem legal ser procurada para desfazer a péssima impressão que eu tinha da marca. Gosto de empresas que levam a sério qualquer consumidor e blogueira, mesmo que pequenas.

Todas estamos sempre querendo melhorar, Kedma. E não existe ninguém, blogueira ou não, que não precise de melhorias e conhecimento. Acho linda a sua humildade. Deveriam ter mais pessoas assim.

Adorei nosso papo na Hair Brasília!

Um beijão.

Dariane Vale - Blog Moda e Gestão disse...

Você está misturando histórias, Gisele.
1. O Clube de Blogueiras de Brasilia não tem compromisso com NENHUMA empresa e com NENHUM BLOG. Selecionamos dentro dos critérios para o evento que a empresa quer. 2. Para este evento, afirmo e reafirmo que o Clube não foi contactado. A minha pessoa sim.
Entende a diferença?
3. Não espero retratação de ninguém. E não precisa, sei que você e suas leitoras entendem o que eu disse,que o Clube não participou da seleção de blogs neste evento.
4. Já entrei em contato com a assessoria da marca, e com minha assessoria judicial para esclarecimentos.

kedma brandao disse...

Mas acho que não melhorei em nada não, porque até o momento não fui convidada rsrsrsrsr, e tem um tempao recebi esse email rsrsrsr.

Gi Lizarda disse...

@Dariane Vale
Não estou misturando histórias. Escrevi um post sobre a "quem disse, berenice?" citei que não faço parte do Clube. Vc veio ao meu blog e se sentiu ofendida. A empresa escreveu que entrou em contato com o Clube para receber indicações. Não fui eu. Não estou te atacando ou ao Clube.
Que bom que entrou em contato. Se quiser, tenho os e-mails na caixa de entrada.

Grata.

Gi Lizarda disse...

@kedma brandao
kkkkkkkkkk
Relaxa... bom trabalho sempre é reconhecido, mas demora mesmo.

Beijão.

Helen Bezerra disse...

Nossa amiga até eu aqui me sento satisfeita com a atenção que lhe deram! O que ótimo! Fico feliz por você viu sua linda!
Beijos

Cristina Boldi - Cuidados e Vaidades disse...

Oi Gi!
Acompanhei sua história e até cheguei comentar, mas agora vendo a postura da empresa com relação ao problema, fiquei muito feliz em ver que tudo foi resolvido da melhor forma possível entre as partes.

A questão de "blogueira ou não" acho que não é um "critério", mas acredito que nós blogueiras agimos como consumidoras antes de tudo.

Parabéns pela atitude de esclarecer o problema.

Beijão, Cris.

Unknown disse...

Momento tenso porque eu estava la, parabéns pela marca ter entrado em contato com vc. Mas fui convidada pela marca sem indicação de blogueira ou o clube que tbm faço parte. E tinha blogueiras que nem fazem parte do clube. E ai que eles se contradizem(eu acho).
E mais uma vez fico feliz pelo contato da empresa com vc. :-)

Beijos

HELENA disse...

Que bom que a marca se retratou, acredito que com a sua atitude de divulgar tudo que passou, e com a resposta rápida da marca, esse caso servirá de exemplo para outras marcas, que a partir de agora farão uma pesquisa melhor com os blogs, ao invés de pegar indicações sem procurar saber da qualidade dos blogs.
Bjo

http://garotasrosachoque.com.br/

Unknown disse...

Gi, que bom que a empresa demonstrou atenção e respeito. É essa a importância de um blog, chamar a tenção para fatos q as vezes passam despercebidos.

Bruna disse...

Gi, que bom que a marca fez contato e esclareceu os fatos.
beijos

Lulu on the sky disse...

Gi,
Acho ótimo você dividir com a gente tudo o que aconteceu. Temos que ir a luta dos nossos direitos, reclamar quando algo nos desagrada e admiro empresas que prezam educação aos clientes.
Tem promoção lá no blog!
Big Beijos
Lulu on the sky

Veronica Pelinca disse...

Oi Gi, que bom que eles se retrataram, mas como te falei: não entendi o por quê deles não terem te tratado com o devido respeito, pois aqui em Recife, eles foram super atenciosos, pelo menos com as blogueiras daqui que conheço. Beijocas

Valquíria Novaes disse...

Bem legal trazer a solução do caso e como a empresa se portou diante do problema. Vou ser sincera com vc, uma das coisas que mais me chateia aqui em BSB sobre os blogs é que eu nunca sou chamada para os eventos, a não ser aqueles no estilo "vai quem quer". Me sinto muito excluída e fico chateada em pensar em grupinhos fechados. Acho tão chato que nem me esforço mais pra tentar me incluir hahaha
Pois é, fomos olhar o lado que não havíamos olhado e nos perdemos :((
Mas deu td certo né ;D
Bjos!
http://amonailart.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Não tenho esse costume de reclamar, é de mim sabe, mas acredito que se não abrir a boca as coisas não mudam né rsrs. Que bom que a empresa se retratou. Eu fui convidada e não pude ir. O Clube de Blogueiras não me indicou. Tenho certeza que agora dará tudo certo e por causa da sua inicitiva a comunicação irá melhorar. bjs
comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

Gi Lizarda disse...

@Elaine Fernanda
Olá, Elaine.

Acho importante divulgar os resultados de pendências com empresas tanto quando desabafar e falar mal de algum produto ou empresa.

Depois do seu comentário, fiquei até com vontade de morar em Recife e ser tão bem tratada assim. Felizmente, o meu problema foi apenas com a assessoria. Na loja eu fui muito bem atendida sim. =)

Abraço apertado.

Gi Lizarda disse...

@Hélen Bezerra - Mundo da Helen
Agora eu tb estou, amiga. É ótimo ser "ouvida"! ^^

Beijo beijo.

Gi Lizarda disse...

@Cristina Boldi
Pois é, Cristina. Os blogs tem mais essa vantagem, mostrar as empresas que são responsáveis e corretas. Adorei o fechamento desse caso.

Concordo com vc: somos, antes de tudo, consumidoras.

Obrigada.

Beijo grande.

Gi Lizarda disse...

@Mivian Macedo
Não foi contradição, Míviam. Comoe escrevi no post, eles afirmaram terem recebido indicações do Clube e juntaram e tb convidaram blogueiras que haviam entrado em contato pelas redes sociais. Infelizmente, eu não sou a única blogueira que entrou em contato, mas foi desprezada. Acredito que possa ter sido um erro do próprio Facebook (que a gente sabe que "some" mensagens e postagens mesmo).

Obrigada.

XOXO

Gi Lizarda disse...

@HELENA
Tb acredito nisso, Helena. É justamente por essa causa que decidi escrever este post: mostrar que adianta sim reclamar. ^^

Um beijo carinhoso.

Gi Lizarda disse...

@BRECHOZINHO DA MEL( HANNALU)
Concordo, Hannalu. A gente tem sempre que denunciar o mal atendimento e desentendimentos, pois para tudo há solução. A empresa se mostrou digna. ^^

Beijinhos.

Gi Lizarda disse...

@Bruna
Que bom mesmo, Bru! Fiquei mega feliz!!!

Xeru.

Gi Lizarda disse...

@Lulu on the Sky
Falou e disse, Lulu. Concordo plenamente!

Beijos, beijinhos e beijocas.

Gi Lizarda disse...

@Veronica Pelinca
Fiquei bastante contente com o rumo que tudo isso tomou. Me senti respeitada. =)

Abraço apertado.

Gi Lizarda disse...

@Valquiria Novaes
Eu sei, Valquíria. Não consigo contar nos dedos as vezes em que isso me aconteceu e o quanto fiquei chateada. É chato ser excluída. ainda mais quando vc não sabe o o pq. Tem muita gente que deixa quieto por medo de confusão ou não querendo se ofender mais... mas eu precisava saber o pq de ter sido ignorada. A conclusão foi boa. =)

Espero que vc e seu blog sejam mais valorizados.

Beijo enorme e abraço apertado.

Gi Lizarda disse...

@Jackeline Monteiro
Já eu sou totalmente à favor da reclamação... desde que justa, honesta e calma. Reclamar por reclamar é rebeldia, mas lutar por seus direitos é quase um dever. Não quero ver a vida passar sem fazer a minha parte para mudá-la.

Obrigada por compartilhar a sua experiência. ^^

Beijão.

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...