terça-feira, 11 de junho de 2013

BB Cream não é base!


Hey, girl!

Todas as vezes que mostrei um BB Cream aqui no blog, notei que surgiram muitas dúvidas e afirmações equivocadas sobre eles. Talvez porque seja algo relativamente novo para as brasileiras e ainda rola um misticismo em volta desse produto que muitas consideram milagroso.

Enfim, entre os maiores erros ao usar um BB Cream, está o engano em esperar que ele seja uma base melhorada. Vejamos o que realmente é esse creme:

"BB Creams (Beblesh Balm Cream) são cremes com múltiplos benefícios e aplicações, utilizados como primer, para ajudar a disfarçar os poros abertos, como base no dia-a -dia, garantindo a pele um aspecto saudável e natural mantendo sua hidratação por um longo período. Inicialmente usado por dermatologistas alemães (país em que foi desenvolvido/criado o BB cream) para ajudar a proteger os pacientes pós procedimentos estéticos e cirúrgicos, eles acalmam e regeneram a pele sensível, e ao mesmo tempo, proporcionam uma boa cobertura de cicatrizes pós-laser e vermelhidão. Empresas coreanas de cosméticos perceberam o potencial de negócios desse produto e adaptaram a tecnologia para o mercado, tornando-o disponível para o público. Basicamente, eles são potentes hidratantes com cor, mas não chegam a ser uma base. Alguns BB creams combatem manchas, rugas, envelhecimento, marcas de expressão e outros probleminhas cutâneos."

Então, podemos resumir que um BB Cream é um super hidratante com propriedades que tratam a pele. E NÃO CHEGAM A SER BASE!!! Mas por quê? Porque eles têm sim uma cobertura considerável, sobretudo no que se refere à manchas avermelhadas, mas carecem de fixação, aderência. É claro que ultimamente o mercado (principalmente o asiático) tem melhorado as fórmulas desses cremes, deixando-os mais sequinhos para quem tem pele oleosa, mas no geral eles tendem a ser bem preguentinhos e deixarem um aspecto brilhante na pele. Todos os BB Creams que já usei, têm texturas gostosas, mas transferem muito. Também é notável aquela sensação de produto no rosto (com algumas bases você não sente esse incômodo). Eles tampouco resistem bem ao calor e suor, aspecto em que a maioria das bases se sai bem.

Quando testei o BB Cream da Missha - que é coreano - uma leitora reclamou que o bicho sumia na pele depois de um tempo. O que aconteceu, na verdade, é que o produto foi absorvido pela pele, exatamente o efeito esperado para um hidratante. BB Cream não foi feito para ficar a vida toda na pele, mas para ser absorvido pela mesma, tratando-a. Traduzindo: BB Cream não é maquiagem, é creme e pronto!

É claro que aqui é necessário falar sobre os equivalentes ocidentais, que - como defende a Luciana Vilela - nada mais são que "hidratantes com cor, e algumas vezes com proteção solar". Carecem justamente do tratamento à cútis, principal atrativo nos BB Creams. Tenho lido centenas de reclamações de blogueiras que, acostumadas ao uso desse tipo de produto asiático, odiaram as fórmulas apresentadas aos mercados americano, europeu e, acima de tudo, brasileiro. Como todo o sucesso, as empresas de maquiagem caíram de cabeça na produção dos BB Creams.  L'Oreal, Maybelline, Garnier, MAC, Urban Decay, Smashbox... várias marcas já tem esse tipo de hidratante em seus catálogos. Até a Avon vai lançar o seu candidato em breve. Esse frenesi todo faz com que a confusão entre base e BB Cream seja ainda mais forte. Devemos nos lembrar que isso é só marketing, oferecer o que o consumidor quer, mesmo que de forma deficiente.

Mas aí você me pergunta: Gi, então eu não posso usar BB Cream no meu dia a dia? Claro que pode! E deve, sobretudo se precisa dos efeitos benéficos do creme. Só não espere que ele seja perfeito e que dure o dia todo em sua pele sem retoque e sem ter de ficar secando a pele com um papel absorvente. As mais exigentes, as que estão acostumadas a ser maquiar diariamente com todo o arsenal - base, corretivo, pó e etc. -, não irão se satisfazer com o BB Cream.

A bem da verdade, a principal semelhança entre o BB Cream e uma base, é a necessidade de retirar completamente o produto antes de dormir, porque apesar do tratamento, a cor do super hidratante obstrui os poros tanto quanto maquiagem.

Espero ter sido útil.



Beijos, beijinhos e beijocas;





21 comentários:

Unknown disse...

Oi Gi!! Tudo bem?
Sempre visito o seu blog, mas só hoje estou deixando uma mensagem!...
Simplesmente ADOREI o seu post sobre BB Cream! Super completo, tem todas as informações necessárias para as meninas... Eu mesma tive várias dúvidas e, somente lendo muito a respeito, é que consegui entender qual a finalidade desse creme!
Comprei um da Maybelline e ainda não testei... Mas já acho que não trocarei a minha base pelo BB Cream. Talvez em um dia de correria, sem tempo para me arrumar...
Ótimo texto, parabéns!
Te convido a conhecer meu blog, o Causando Frisson www.causandofrisson.com
Beijos e até o próximo post!

VANESSA disse...

MUITO ÚTIL SIM GI, EU MESMO ACHAVA QUE ERA QUASE UMA BASE,ALGO PARECIDO,GOSTEI DA DICA.BJD

Blog Woman Chic disse...

Gi, muito bem explicado o post.Esperava mais dos BB cream.Os que experimentei não foram uma "Brastemp toda."
beijos

Cynthia Le Bourlegat disse...

Oi Gi querida! Adorei seu post!E esclareceu bastante coisa! Eu comprei um bb cream asiático e gostei bastante, to usando no dia a dia e deixando a base para as festas. Embora acho q ele suaviza um pouco com o passar das horas, eu gosto do aspécto natural q ele dá. Gde beijo

Quelita Nunes disse...

Otima explicação. Para mim deu super certo trocar a base pelo bb cream no dia a dia e tenho gostado muito. bjs

Mariana Portella disse...

EU SÓ TENHO USADO BB CREAM NOS ULTIMOS TEMPOS! ADORO!!

BEEIJOS ^^
http://brincandodesemaquiar.blogspot.com.br/

Rejane SMello disse...

Como não sou adepta ao uso de base no dia a dia, uso muito o BB Cream da L’oréal e adoro. Tenho a pele mista à oleosa e acho que esse BB Cream fica ótimo para mim.
Só quando eu vou para algum compromisso e quero que a minha maquiagem dure por mais tempo, aí sim uso um bom primer e uma boa base. Acho que o BB Cream foi a melhor invenção dos últimos tempos.. Adorei o post. Bem completinho e explicado.
Beijos, =)

Espeloteada e Patricinha disse...

Esclareceu muito, mas ainda fiquei com uma dúvida Gi:

Ele é tipo um primer? Posso usar ele e passar a base por cima?

Unknown disse...

Obrigada pelas informações! Eu ainda não comprei nenhum acredita? Bjs
comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

Helen Bezerra disse...

Adorei a postagem amiga!
Também tinha duvidas sobre ele!
Beijos

Gi Lizarda disse...

@Camila Menezes A. Ghaouche
Olá, Camila. Obrigada.

Fico muito feliz em poder escrever posts que vocês reconheçam como úteis. Como blogueira, vc sabe, nós recebemos muita informação e acabamos sabendo um pouco sobre vários produtos diferentes. O desafio é não esquecer que as leitoras não têm tantas informações assim e é nosso trabalho dar dicas, simplificando os assuntos e oferecendo informação de qualidade e de forma prática, simples de se entender.

Gosto bastante dos meus 3 BB Creams (um da Missha e 2 da Loreal, de linhas diferentes), mas sei que eles jamais substituirão a base. Mas isso tb é questão de gosto. Cada um tem que experimentar os produtos em sua própria pele e decidir o que agrada ou não.

Já já eu vou lá conhecer o seu blog.

Beijinhos.

Gi Lizarda disse...

@VANESSA
Pôxa, que bom que vc gostou, gata!
É ótimo a gente conhecer os produtos direitinho, saber para que servem e como usá-los de forma correta. Fico muito feliz em poder oferecer esse tipo de informação aqui no VG!. ^^

Beijokitas.

Gi Lizarda disse...

@Blog Woman Chic
Obrigada, gata!

É o que eu expliquei no post... BB Cream não é base, então não devemos esperar o que ele não pode oferecer. Cada produto no seu galho! Em suas competências, BB Creams são ótimos, mas não fazem milagre nem servem completamente como base.

XOXO

Gi Lizarda disse...

@Cynthia Le Bourlegat
OBA! Missão cumprida então, hein Cynthia? Muito bom!

Isso mesmo... no dia a dia, o BB CReam é uma ótima pedida (desde que em climas mais amenos), mas para segurar a make em eventos, só a base mesmo!

Tb curto a naturalidade de um bom BB Cream, mas fico chateada com a fixação e a sensação de produto no rosto. Aff...

Beijos mil.

Gi Lizarda disse...

@Quelita Nunes
Ah sim... na rotina do dia a dia ele encara bem, desde que não esteja muito quente. Mas para os eventos, só a base mesmo. ^^

Beijos caprichados.

Gi Lizarda disse...

@Mariana Portella
Sua pele deve estar super hidratada, né? Que bom!

Beijocas estaladas.

Gi Lizarda disse...

@Rejane Santiago Mello
Então vc achou o seu BB Cream e o melhor uso para ele. Tá fazendo certinho, gata!

Beijo grande e barulhento!

Gi Lizarda disse...

@a Frahn ;D
Frahn, ele tem muitas das características de um primer, mas depende muito do que vc escolher. Para servir como primer, o BB Cream precisa:
* Segurar bem a oleosidade
* Camuflar os poros
* Fixar a make

O da Missha, por exemplo, faz tudo isso. Os outros que eu testei ou seguravam a oleosidade ou reduziam os poros. Fica difícil!!! O meu conselho é que vc teste até encontrar um que te satisfaça.

Beijo na ponta do nariz.

Gi Lizarda disse...

@Jackeline Monteiro

Por nada, Jack! Aproveita que agora temos muitas opções, até de marcas brasileiras e teste, ok?

Kisses.

Gi Lizarda disse...

@Hélen Bezerra - Mundo da Helen
Obrigada, amiga-lida-do-meu-cuore! Sempre bom ser útil!!!

Xeru!

Unknown disse...

Amei o post, td explicadoinho com certeza mtas meninas tiraram suas dúvidas!

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...