quarta-feira, 22 de maio de 2013

Campanha de Incentivo à Leitura


A leitura é uma das minhas grandes paixões. Dê-me um bom livro e eu vou me divertir sozinha por horas (ou dias, ou semanas...). Sozinha é modo de dizer porque quem lê nunca está só. O leitor tem um universo infinito de possibilidades, multidões de companheiros, zilhões de amigos de papel; basta abrir um livro (ou ligar um e-reader, né?). Para quem acompanha o Vai Garota! isso não é nenhuma novidade, visto que, sempre que posso, atualizo a tag "A Garota lê" onde mostro os livros que me tocaram, divertiram ou apenas informaram. É uma coluna fixa que não faz muito sucesso entre as leitoras, mas é meu xodó, tenho grande prazer em escrevê-la.

Estante que fica na sala da minha casa e guarda alguns os meus "tesouros".
Foto do meu perfil no Instragam.

Sendo assim, quando li sobre a "Campanha de Incentivo à Leitura" no blog O dia da Lila, logo me comprometi mentalmente a criar um post sobre o assunto também. O leitor assíduo e apaixonado - tipo eu - tem a péssimo defeito de ser egoísta. Sim, a gente se fecha em um livro e esquece o resto do mundo, ignora familiares, amigos, namorado, marido, tico-tico-no-fubá e etc. E quem não tem o costume de ler não nos entende, nos taxa de nerds, não compreende como podemos nos divertir, rir, nos emocionar, chorar com um punhado de papel (de preferência sem gravuras *rsrs*). Com esse post eu quero realmente incentivar quem não tem o costume de ler. Para isso, vou dar umas dicas preciosas para se tornar um leitor.
  1. Escolha um livro. Dããã! Jura, Gi? Claro! Escolha um livro, mas escolha um que te agrade. Para ser iniciada no fantástico mundo da leitura você deve escolher algo que goste, nada intelectual demais. Se o livro escolhido for chato, logo você desiste dele e continua com a ideia de que não gosta de ler. 
  2. Comece por algo pequeno. Se não está acostumado a ler, o início pode ser meio cansativo, então comece com pequenos contos, livros finos, até gibis servem. O seu desenvolvimento se dará devagar, mas quando menos se der conta, estará lendo livros grossos. As Crônicas de Nárnia serão fichinha quando você se acostumar.
  3. Não tenha preconceitos. Toda leitura vale! Qualquer estilo: romance, drama, comédia, aventura, erótico... Sim! Teve um tempo em que os mais "sabidinhos" crucificavam quem lia Cinquenta Tons de Cinza ou aquelas coleções de banca. A meu ver, tudo vale e conta para, pelo menos, você aprender  a grafia correta das palavras ou acentuação, por exemplo. Eu leio de um tudo, inclusive esses que citei acima. Caiu na minha mão, tô lendo! O que importa é se divertir. Na escola, faculdade ou trabalho você lerá muita coisa inteligente e profunda; para o lazer leia o que te dá vontade. E, como escreveu bem a Frahn do blog Espeloteada e Patricinha: "Não pense que para ser um leitor você precisa ler livros intelectuais ou que precisa ter vergonha de dizer que está lendo certos livros."
  4. Ler é um hábito. Ninguém nasce sabendo ler. É algo que precisa ser estimulado. Reserve pelo menos 30 minutos do dia para a leitura e se obrigue a cumpri-los. Quando pegar um livro interessante, verá que esse limite será estendido e esticado e nada te fará parar de ler.
  5. Você tem tempo. Tô cansada de ouvir e ler pessoas dizendo que estão sem tempo para ler. Ah, sério? Arruma outra desculpa porque essa não cola! Eu trabalho fora, arrumo casa, cuido do marido, escrevo diariamente (quase isso) no blog, vejo amigos, me divirto, faço compras... e ainda leio (muito!). É tudo uma questão de se organizar. Nem que você leia um capítulo antes de dormir, já terá valido a pena.
  6. Não pare no meio de um capítulo. Sempre (sempre!) que você iniciar a sua leitura, leve-a até o fim de um capítulo. É muito difícil retomar uma estória do meio, fica sem pé nem cabeça. O ideal é ler até o fim do capítulo porque existem essas divisões para possibilitar que você "respire" entre a trama. Eu sei que alguns autores escrevem capítulos extensos e essa minha dica pode ser complicada de seguir, mas nesse caso é só procurar um trecho onde o autor muda de assunto (ou cenário, ou perspectiva de personagem) e aí dá para interromper a leitura.
  7. Troque experiências. Converse com pessoas que leem, de preferência as que tem o mesmo gosto literário que você. Trocando figurinhas, impressões, tirando dúvidas, emprestando e tomando livros emprestados, você é estimulado a continuar, ler o que não conhecia, discutir o que aprendeu. É uma delícia! Os internautas tem uma grande rede social para ajudá-los nesse intento, o Skoob. Nesse site você busca livros, organiza-os em sua estante virtual entre os já lidos, desejados e outras classificações e conhece outros amantes de livros. Sem falar que no Skoob você pode trocar livros, vender, comprar, etc. Se quiser me seguir lá, eis o meu perfil: Gi Lizarda.

E essas são as minhas dicas. Espero que sejam úteis. Se uma só garota que vir esse post resolver ler mais, já ficarei satisfeita. Entretanto, nas indicações dessa Campanha de Incentivo à Leitura estava assinalado que a blogueira deveria indicar um livro e falar um pouco sobre ele. Bem, eu escolhi um queridinho das adolescentes, justamente porque esse livro incitou muitas garotas ao hábito da leitura.

Foto do meu perfil no Instragam.

Crepúsculo, de Stephenie Meyer. 
Crepúsculo (Twilight, no original) é uma história sobre vampiros. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é o início da saga Crepúsculo, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.
Retirado do site Wikipédia


Muita gente critica, muita gente odeia os fãs de Crepúsculo, muita gente nunca leu, mas fala mal. Ao meu ver, o que encanta em Crepúsculo não é o fato de Edward ser um vampiro (que brilha ao sol, é super forte e rápido e lê mentes), mas o amor que surge entre esse ser mitológico e uma humana sem graça normal, desajeitada e que sempre se mete em problemas. Acho fofinho, acho água com açúcar, acho um monte de defeitos e absurdos quando leio e acho um livro, aliás uma série, muito bacana. E todas querem um namorado igual o Edward... Aaaaaah querem!


E chega, né? Já escrevi demais! Vai já ler, garota!!!


Beijos, beijinhos e beijocas;





25 comentários:

Amanda disse...

Eu não curto Crepúsculo (li a saga toda), mas gosto de ler. Minhas paixões na infância eram O Pequeno Príncipe e O Diário de Anne Frank.
Hoje eu recomendaria o livro A Culpa é das Estrelas, do John Green, para quem quer começar a ter o hábito de leitura. Ele usa uma linguagem simples e agradável, e a história é muito bonita. É triste e divertido ao mesmo tempo :)

Eu Curto Makeup disse...

Nossa como eu adoro ler. Tenho a coleção completa de Crepusculo. Só não leio mais por falta de tempo e de dim dim também, porque por aqui onde moro não tem uma livraria e muito menos um sebo legal onde você possa trocar livros, o que é uma pena. Estou louca pra ler um livro chamado A Culpa é das Estrelas de John Green, parece ótimo!

Larissa Rehem disse...

Êta!
#umtapanaminhacraque"larguei"aleitura!

Sem mais delongas, curti a novidade, e a campanha também!
Ah, já leu... A hospedeira? É da mesma escritora de Crepúsculo... tenho o primeiro livro da saga, mas não passei da página 50!
kkkkkkk

#nãoparenomeiodocapítulo

Beijos xu!
#semaishashtags

Anônimo disse...

Eu recomendei O DIA DO CURINGA, qnd respondi a tag no meu blog. É do Jostein Gaarder, q escreveu O MUNDO DE SOFIA.

Docinho disse...

Ixi... Eu já tentei fazer cair por terra esse preconceito literário quando resolvi, em um clube do livro, ler "O diário de um mago" do Paulo Coelho. Gente: não consegui passar das 20 primeiras páginas. Pense num livro &$@*! de ler. Tão ou mais chato que esse, só o "O ignorado amor" que acho que também tentei ler umas 2x e não desceu =x Não me lembro quem é o autor agora...

Mulher sem Photoshop disse...

Tenho que copiar a ótima Cynthia Rachel: "sai da internet e vá ler um livro!!!"
rsrs
Bjos,

Luciana

Espeloteada e Patricinha disse...

Ahnn eu fui citada num post seu, vou me achar para sempre rsrs

Amei o post Gi, sabe a parte "Sim, a gente se fecha em um livro e esquece o resto do mundo, ignora familiares, amigos, namorado, marido, tico-tico-no-fubá e etc. E quem não tem o costume de ler não nos entende, nos taxa de nerds, não compreende como podemos nos divertir, rir, nos emocionar, chorar com um punhado de papel" ?
Não sabe o quanto as pessoas já se espantaram comigo em alguns churrascos onde uns conversavam outros dormiam e eu lia rs "estudando? Direito tem que ler bastante né?" "Tem que, mas eu não estou estudando não, só lendo" "Ah tá... (cara de eu heim)" kkk, se as pessoas soubessem como é bom ler o mundo seria bem melhor. E gostar de ler não é por causa de um gene que só alguns privilegiados tem, é hábito, basta começar.

Amei sua estante, na minha futura casa eu já separei um quartinho para a biblioteca (minha avó tinha uma e eu passava horas lá quando era criança, aí também quero uma para mim e para os meus filhos, netos... acho mágico)

Parabéns pelo post, você escreve muito bem

Beijooo Gi! ;*

Adriana Lara disse...

comecei a (re)ler o livro 'como não aprender a falar inglês'... amo esse livro e o meu acho q emprestei no passado e não devolveram... então comprei outro.... ótimas dicas sobre a língua inglesa...
bjs
tititi da dri

Bruna Heller disse...

Eita nóis! Adorei esse post pq como já disse várias vezes não tenho costume de ler.. isso faz com que eu não tenha essa fixação por leitura..

Vou pegar tuas dicas!!

Bjo

Helen Bezerra disse...

Adorei a campanha amiga, adoro ler mas meu tempo anda bem corrido, mas sempre que posso estou lendo!
Beijos amada

Gi Lizarda disse...

@Amanda
Ui... quantas referências boas! Obrigada por compartilhar, lindinha!

Beijinhos.

Gi Lizarda disse...

@Nani Mota
Que bom, nani! É sempre uma delícia ler.
Realmente é uma pena que muitas cidades do nosso país sejam atrasadas a esse ponto. =(
Ainda bem que as grandes livrarias como a Saraiva e Submarino vendem com frete grátis, né? \o/

Beijo beijo.

Gi Lizarda disse...

@Larissa Rehem
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
#cataplóft Vc era minha amiga de trocar livros, xu. Cadê ânimo? Vai já ler!!!

Nunca li A Hospedeira. Dizem que não é muito bom mesmo... uma pena.

#LoveU
#Saudades
#LoveHashtags

Gi Lizarda disse...

@Regiane (Carrie) Alencar
Super filosófico, ham? Bom...

Big beijo.

Gi Lizarda disse...

@Docinho
Tá... esse aí eu perdoo! Tb não suporto Paulo Coelho... nem os livros nem o autor. Aff...

Beijos, beijinhos e beijocas.

Gi Lizarda disse...

@Mulher sem Photoshop
Super verdade! Tô com ela!!! kkkkkkkkkk

Mil beijos.

Gi Lizarda disse...

@a Frahn ;D
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sua boboca! Eu leio e curto muito os seus posts. Pena que sejam tão espaçados. =/

Amiga, apenas leitores entendem leitores, por isso a gente tem de se unir! hehehe

Tb queria um biblioteca enorme (tipo de filme), mas o apê é pequenino. Então o meu amor me deu essa para eu ir atochando livro. Já tá lotada! O__O


Obrigada pelo carinho. Super beijo.

Gi Lizarda disse...

@Adriana
Nunca li esse, Dri, mas vou ficar de olho para comprar pq o título muito me interessou. Valeu pela dica!

XOXO

Gi Lizarda disse...

@Bruna Heller
Ooown... espero que sejam úteis e que vc descubra o universo encantado dos leitores. Nossa imaginação não tem fim! =)

Beijocas estaladas.

Gi Lizarda disse...

@Hélen Bezerra - Mundo da Helen
Isso é ótimo! Mantém a nosa cabeça ocupada com coisas produtivas. =)

Beijo super caprichado!

Docinho disse...

HAHAHA, eba! Uma não-fã do PC, que ótimo. Cá entre nós, né? Arght.

Tenho um amigo que curte, tiro sarro dele (espírito de porco).

:D

Unknown disse...

Olá,
Estou amando ler seus posts, a maneira que escreve é atrativa.
Amo livros, mas amo mesmo, as vezes fico lendo dois na mesma época.
Bjs
comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

Gi Lizarda disse...

@Docinho
Arght arght arght cem vezes! Eca!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não conheço ninguém próximo que lê... mas deve ter alguns enrustidos. kkkkkk

XOXO

Gi Lizarda disse...

@Jackeline Monteiro
Ai, que fofa! Obrigada, Jacki. Me esforço para trazer conteúdo de qualidade e de forma divertida pro blog. Que bom que está gostando. ^^

Beijo beijo.

Gi Lizarda disse...

@Natali Lima
Oi, Natali!

Poxa, muito obrigada! Vc realmente me animou a escrever mais sobre o assunto. Anotei aqui as suas dicas e espero poder escrever sobre suas indicações em breve.

Beijo enorme.

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...