sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher


Olá, garota! Liguei o meu notebook hoje e vi no Facebook, Instagram e Twitter, várias fotos de presentes e mimos que a mulherada ganhou. Toneladas de flores, chocolates, livros, maquiagem e outras coisas. Eu mesma recebi um mimo do marido (obrigada, amor!). Mas será que você sabe o real significado do dia 8 de março? O Vai Garota! traz para você:

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.


A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Fonte: Sua Pesquisa


Então, vamos parar um pouquinho de pensar em mimos e homenagens (e parar de reclamar se você não ganhou nada!) e lembrarmos daquelas mulheres guerreiras que, sem nem ao menos saber, mudaram o rumo das nossas vidas. Condições dignas de trabalho, direitos iguais entre gênero masculino e feminino (que até hoje não se equiparam), poder de decisão nas empresas e tantas outras conquistas só começaram a ser possíveis porque aquelas valentes mulheres decidiram lutar. Obrigada, operárias do 8 de março de 1857. Obrigada, grandes mulheres da história. E por quê não?... obrigada, avós, mães, irmãs, tias, primas,  professoras, chefes, patroas, gerentes, colegas, amigas!!! E parabéns, simplesmente por ser dessa turma que sofre, ri e chora, mas ama acima de tudo.



Beijo enorme e abraço carinhoso;
Equipe





6 comentários:

Mulher sem Photoshop disse...

Só assim pra esse dia fazer sentido, Gi!
Bjs (e parabéns, então)

Luciana

Ananery Magalhães disse...

Oi florzinha adoro suas visitas viu, fico muito feliz, tb amo seu continho bjaooo

Aninha
www.coisasdaaninha.com.br

Adriana disse...

lindo post!!! parabéns para todas mulheres guerreiras como nós
bjs
tititi da dri

Docinho disse...

Isso mesmo, ontem foi um dia de reflexão maior, já que refletir sobre o mundo em que estamos inseridas deve (ou deveria) ser uma prática diária :)

Hélen Bezerra - Mundo da Helen disse...

Parabéns a nós todas amiga!!
Beijos grande!

Amanda Alvim disse...

Oi Gi! Tivemos a mesma ideia de post! Feliz dia amore!
Bjs

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...