quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Confissões de uma ex-noiva - Parte final


Sim, minha querida leitora, tudo chega ao fim. Não o casamento, é claro, mas os posts sobre eles. Durante um ano eu contei a minha saga rumo ao altar e muita gente sorriu e chorou lendo minhas vitórias e derrotas organizando um casamento com orçamento baixo, mas com muito amor. Como já havia comentado, o último post da série seria respondendo as perguntas das leitoras, blogueiras e vários amigos. Vamos lá?


1. Você se arrependeu de alguma coisa? Faria algo diferente?
Não. Não me arrependi de absolutamente nada!!! É raro uma ex-noiva dizer isso porque é na hora do casamento que dá para ver o que faltou, o que poderia ter sido feito a mais ou a menos. Tem noiva que perde dinheiro porque faltam convidados, outras gostariam de ter contratado mais serviços. Eu fiquei imensamente feliz como tudo aconteceu e não mudaria uma vírgula. A única coisa que me deixou triste, mas que não chegou a ser um arrependimento, foi não ter filmado apenas a parte da leitura da carta. A cara do noivo estava impagável de surpresa e, apesar de nunca esquecer aquele momento, não poderei mostrar aos meus filhos e netos.


2. Como você se organizou?
O maníaco da planilha - meu excelentíssimo marido - mantinha o controle de tudo o que era pago, como datas, tipo de pagamento e etc. Eu comprei um caderninho para as mil listas do "o que fazer", "onde procurar", "o que comprar", "o que confirmar" e ia riscando os itens finalizados. Minha agenda 2012 também ficou bastante riscada com esse tipo de coisa.

Como marido e eu trabalhamos em horários diferentes, só saíamos para resolver as coisas do casamento aos sábados. Nas sextas-feiras a gente sentava no carro e fazia a lista do que precisávamos resolver no dia seguinte e o que precisávamos pagar. Todo sábado acordávamos cedo e passávamos o dia rodando pela cidade. As noites de sábado e os domingos eram dedicados à convites, enfeites, lembrancinhas... ou seja, tudo o que foi feito à mão.

3. Quais são os principais gastos do casamento? (A mais pedida!)
Bem... meu casamento não teve super festa ou jantar. Foi relativamente simples, apesar de termos convidado cerca de 400 pessoas. Acho que meu casamento, nesse ponto, não vai ser de muita ajuda para as noivinhas vindouras, mas posso contar no que gastamos mais.

Os contratos mais caros que tivemos foi com buffet, ornamentação da igreja, dia da noiva e fotografia. Mas estou falando de contratos altos que incluíam muitas coisas no pacote e que nós pagamos sozinhos. Teve muita coisa cara que a gente ganhou. O meu vestido custou 1.800 realidades e foi feito para mim inteeeiro de renda e forro de cetim, mas a mamis que pagou. O aluguel das mesas e garçons foram presente do meu sogro. A decoração foi dividida: alugamos a mesa principal e fizemos os detalhes. Na verdade, eu acho que o que fica mais caro são as pequenas coisas, que juntas, se tornam uma fortuna. Estou me referindo à cola, fita, linha, papel, tecido, corda, barbante, flores, vasos... Devo ter deixado muita grana no Taguacenter (quem é das quebradas conhece bem esse paraíso das festas).

4. O que devemos procurar primeiro?
Eu diria que o local da recepção deve ser a primeira coisa a ser fechada, visto que os salões de festa tem uma agenda apertada. Muita noiva não consegue fazer a festa onde sempre sonhou porque o local tem fila de espera de anos e anos. Eu não fechei o salão primeiro, mas isso foi porque utilizamos o próprio salão da igreja onde casamos, a paróquia São Judas Tadeu em Taguatinga Norte.

Parece ser mais certo que a primeira decisão a tomar é que tipo de casamento você quer. Isso deve ser decidido entre homem e mulher para não dar briga depois. Decidido o que o casal quer fazer, como quer casar, é que dá para começar a fazer planos. Depois disso, a lista de convidados deve ser feita. Em todo local que os noivos pedirem orçamento, o responsável vai perguntar para quantas pessoas é o casamento. Só assim dá para calcular preços. A noiva também deve ficar atenta se o local da cerimônia comporta todos os convidados. Não dá para ter gente do lado de fora do casamento, né?

5. Onde você se arrumou?
O meu dia da noiva foi no Léia Lima Fashion Hair (mostrei a inauguração AQUI). O salão é da minha amiga Léia e do Itamar. Eu fui muito bem tratada, mimada e nem um pouco estressada. Incrível como na hora do casamento eu estava tranquila e serena. Tô sem fotos da prévia aqui, mas o que importa é que Léia e eu montamos o meu cabelo e maquiagem juntas, conversando muito e que ficou exatamente como eu queria: diferente!

6. Para onde vocês foram em lua de mel?
Viajamos para Maceió - AL. Ficamos no Salinas de Maceió Beach Resort, na praia de Ipióca, um hotel lindo, fantástico e cheio de luxos. Super recomendo!!! Sem falar que Maceió é linda, um paraíso com praias divinas. Passeamos por Maragogi, Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Praia do Francês e muitos outros locais lindos. Já quero voltar. =/

7. Depois da sua experiência, o que você acha que não pode faltar num casamento?
Como diria a minha fotógrafa, a Luciana Ferry, casamento é sobre sonhos. A noiva tem que realizar o que pode. Sei que o dinheiro nunca é suficiente (afinal não somos celebridades com 1 milhão disponíveis) e muita coisa é cortada por falta de grana, mas a noiva deve fazer o máximo que pode com o que tem. Não digo que o casal deve se endividar para fazer um casamento de conto de fadas. Não, isso é bobagem!!! Entrar na vida a dois com um monte de contas pra pagar pode ser um problema maior do que um casal pode enfrentar no início delicado de um casamento. O que digo é para os dois trabalharem bastante e se esforçarem para fazer um casamento que agrade aos dois.

Penso que toda noiva deveria ter o dia da noiva. É muito estressante toda a preparação do casamento e o dia da noiva é para relaxar, cuidar de sim mesma. Eu tive a sorte de ter muita gente cuidando do casamento para mim no dia, ninguém me ligou quando estava no salão me arrumando. Entrei de manhã e só sai na hora de ir pra igreja. Estava ansiosa, mas não tensa. Assim eu pude aproveitar bem mais o meu casamento.

Lua de mel também é algo essencial. Tem que viajar nem que seja para a próxima cidade do estado. Sério! Depois de tanto estresse e correria, os recém-casados merecem uns dias a sós para conversarem, se conhecerem melhor (mesmo que eles já se conheçam no sentido bíblico da palavra *rsrs*, acredite, depois do casamento é diferente o convívio!) e fazerem os planos para a vida a dois. Depois que o casal volta para a realidade, a rotina e as outras pessoas com quem têm que conviver, fazem o brilho da paixão se ofuscar um pouco.

8. Traumas?
Siiiim! Não quero ver as cores marrom e rosa por muuuito tempo e nem pensar em trabalhos manuais até os calos sumirem. Casamento handmade é lindo, mas nada fácil. Teve dias em que eu queria jogar todo o material pela janela e ir domir. *rsrs*

9. Agradecimentos?
Muitos! Agradeço ao meu marido que é um gentleman e que não me deixou com toda a responsabilidade por fazer o casamento acontecer. À minha família (mamis, Rosy, Tchió, avós, sobrinhos, tios) que deu força psicológica, material, financeira, física e de trabalho em TODAS as etapas. À família do marido que eram sempre solícitos e nunca negaram ajuda do mesmo tipo que a minha família. Aos amigos e padrinhos que estavam sempre na pilha e que sempre me deixavam falar por horas sobre minhas experiências sem nunca reclamar ou me mandar calar a boca (eu merecia!). Aos prestadores de serviço, que mesmo sendo pagos poderiam ter sido uns malas e atrapalhado a coisa toda, mas que foram maravilhosos e compreensivos conosco. Destaque para as 5 super-mulheres que trabalharam duro antes, durante e depois do casamento:

Luciana Ferry - fotógrafa

Camila Alves - Chefe das equipes de ornamentação e cerimonial

Carol - dona da extinta ( =( ) Cake do Cerrado, responsável pelo bolo, doces, salgados e lembrancinhas

Sandra - decoradora e entusiasta

Léia - cabeleireira e maquiadora

Com as fotos dessas lindas eu agradeço à todas as pessoas que elas coordenaram e que fizeram um trabalho estupendo.

Agradeço à Lila pelo controle de danos da noiva amalucada e que sempre conversava hoooras comigo, me leva va pra sair, espairecer; sem falar que fez a almofadinha das alianças. Aos pajens e damas Téo, Jenifer, Geovana, João Victor e João Vitor; e às suas lindas mamães que os emprestaram. Ao padre Ferreirinha que celebrou com entusiasmo e nos presenteou com palavras ricas em sabedoria e amor de Deus. À comunidade São Judas Tadeu que nos acolheu.

Principalmente, agradeço a Deus que permitiu que tudo corresse tão bem, tão certo. Que nos deu paciência para esperar as suas demoras e que nos amou sempre, que nos uniu, que nos fortaleceu, que nos fez sermos um. 

E agradeço às blogueiras que deram o maior apoio e palavras amigas nos comentários, sempre ávidas por me acalmar. Finalmente, agradeço às leitoras que vinham toda segunda-feira conferir se tinha post novo sobre o casório, sobretudo àquelas que me mandaram e-mail, mensagens no Facebook, Twitter, nos comentários. Se eu tive força até o final, se eu não fugi para casar em Las Vegas *rsrs*, foi porque vocês estavam aqui por mim, sendo psicólogas, sendo amigas. OBRIGADA!!! Mil vezes obrigada a todos os que direta ou indiretamente fizeram esse casamento acontecer. Amo vocês! Sério, sem demagogia, sem falsidade, só amo!



A partir de agora, vida nova, assuntos novos. Sei que as leitoras amam, mas eu já não tenho mais o que escrever, o que compartilhar. O casamento me esgotou e agora tudo o que eu quero é ser esposa, não mais noiva. Quero ser uma boa mulher, dona de casa (nem sempre!), trabalhadora, blogueira, mãe (algum dia...), filha, irmã, tia, cunhada, nora, nora-neta, neta, sobrinha, afilhada, madrinha, amiga...




Beijo  carinhoso e abraço beeem apertado da chorona aqui;





13 comentários:

Diise França disse...

Olha, Gi! Não sei bem o que quero e como quero, mas no sabado fiquei tao feliz quando o Noivo disse: Ué vc quer casar na praia né? Vammos para o lago é mais barato e eu já planejei algumas coisas O.o. acho que vc entende o que senti quando percebi que ele tbm sonha com esse momento tanto quanto eu (ai vou chorar hahah) Dsejo muitas felicidades para ti, gata!! Um beijo

Bruna Heller disse...

Muito legal esse bate-bola aí! Legal ver que teu casamento foi lindo e nada extravagante... A festa deve ter sido mt especial!!

Bejocas pra ti, querida!

Bruna Heller disse...

Ah, e pegou minha dica do "ex-noiva"? hahahha

Beijos

Adriana Lara disse...

sensacional... agora já podes virar consultora de noivas!!!!!
amei cada detalhe e todas as informações...pena que já passei por essa etapa da minha vida... bjs e ótimo final de semana
tititi da dri
ps postando vídeo c entrevista com o grupo banda escocês Nazareth no youtube passa lá
bjs

Blog Woman Chic disse...

Valeu a pena todo trabalho, seu casamento foi lindo.
Beijos

Quelita Nunes disse...

Que bom que tudo deu certo, agora é só curtir a delicia de vida de casadinha!! Bjs

Unknown disse...

Ah, eu acompanhei td essa saga e concordo q os preparativos para o casamento além de caros são cansativos m,as imensamente felizes e compensadores, no final td fica perfeito, maravilhoso!

Isabela Dourado disse...

Tá bom de post de casamento mesmo que tava com perigo de eu casar a qualquer momento (mesmo sem homem kkk). Amei muito seus posts sobre o assunto e com certeza vou pensar "bem que a Gi falou.." quando chegar a minha vez de subir no altar hahaha. E vamos pra próxima fase né, aguardo muitas novidades da sua vida aqui no Vai Garota :D

Helen Bezerra disse...

No final vi muitas coisas que poderia ter feito e num fiz, isso é uma das coisas que me arrependo, mas foi tudo tranquilo, tudo o que deu certo graças a Deus!
E como é bom ver o resultado nos rostos das pessoas né amiga!!
Beijos

VANESSA disse...

vou chorar... eu amava esses post de casamento,foram eles que me fizeram seguir fielmente o blog,adorei cada etapa tudo lindo bjs

Graziela Sousa disse...

poxa, tb amava os post, só conheci o blog via sorteio e depois me interessei muito pelos post confissões de uma noiva, q recebia por email, feed ne, bom, agora ja nao é mais uma noiva é mulher esposa *-* fico imaginando o quão bom deve ser encontrar a "pessoa" certa e seguir os planos da vida *-* e mto fofo! Parabens pelo casorio de novo! Acho q todas as mulheres q tme esse sono deveriam ser realizados!!! 483 kusses..~^~

Gi Lizarda disse...

@Diise França
Diise, é assim que começa. Como escrevi, noiva e noivo devem primeiro decidirem o que querem e trabalhar em cima disso. A gente sempre quer agradar a Deus e ao mundo, mas acaba não se agradando. Isso aconteceu comigo em muitos momentos. Fazia a vontade da minha mãe e do meu sogro e acabava me aborrecendo muito com os preparativos. Isso só melhorou quando tomei as rédeas da situação e comecei a dizer não. Tudo fluiu, mas precisei ser firme nas minhas decisões.

Parabéns pelo noivo. Tenho certeza que ele te ajudará muito nessa fase. Beijos para vc dois. ^^


@Bruna Heller
Achei importante fechar desse jeito essa série que deu muito trabalho e alegrias. Espero que todas tenham gostado. ^^

Peguei a dica sim. Obrigada!

Xeru.


@Adriana
kkkkkkkkkkkkkk Ah nem, amiga... quero não. Noiva é um bicho muito descompensado, doido, neurótico e multipolar. kkkkk Já não me aguentava mais... imagina aguentar outra doida? O__o hehehe

Beijo caprichado.


@Blog Woman Chic
Valeu sim! E estou muito feliz que acabou. hehehe

Beijos mil.


@Quelita Nunes
Assim seja! Agora que vem a parte boa!!! kkkkk

Super beijo.

Gi Lizarda disse...

@BRECHOZINHO DA MEL( HANNALU)
Fica sim, Hannalu. E eu agradeço a sua "audiência" e paciência nesses meses difíceis. Que bom que não me abandonou. ^^

Agora vamos aos novos projetos!!! \o/

Beijos, beijinhos e beijocas.


@Isabela Dourado
kkkkkkkkkkkk
Faz isso nãããão! Tá muito novinha ainda. Vai namorar, curtir e estudar primeiro, hein? hehehe E depois me convida pro casório. Adoro!!! kkkkkk
Que bom que ajudei e agradei. Se precisar... estou sempre à disposição.

Beijocas estaladas.


@Hélen Bezerra - Mundo da Helen
Pois ééé... muitas amigas me contaram isso. Mas não fica triste não. Seu casamento foi inesquecível para vc, o noivo e seus entes queridos e é isso que importa. =)

Realmente... é muito bom terminar essa big tarefa e ver as pessoas felizes juto com vc. Nada paga esse sentimento! Nem Mastercard!!! kkkkkkk


Beijos no seu ♥, sua linda.


@VANESSA
Ô, mô Deus! Fica triste não, gata. Tudo nessa vida passa... virão outros posts, sobre outros assuntos e a gente vai sempre se ver por aqui. ^^
Obrigada por me deixar contar a estória do amor da minha vida. E por rir e chorar comigo. <3

Beijo muuuito carinhoso.


@Knoville
Tudo se transforma, gata. E minha vida daqui para frente vai ficar bastante diferente, mas nunca vou me esquecer dessa série de posts, de vcs que comentavam sempre e do apoio que recebi.

Encontrar o seu verdadeiro e grande amor é algo maravilhoso. De repente você descobre que era incompleta, que faltava algo muito importante. Depois que se casa, isso fica ainda mais claro. Vc não consegue entender como viveu sem aquela pessoa por tanto tempo. É maravilhoso! Desejo que toda mulher se complete assim como eu e viva a felicidade ao extremo, mesmo com os problemas e crises.
Obrigada pelo carinho de sempre. Some não, hein? ^^

Beijokitas.

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...