quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Garota Lê: Trilogia Jogos Vorazes


Oieeee, garota linda!

Continuo devorando livros desesperadamente, já tendo passado há muito tempo do número do ano passado. Você lembra que no ano passado li 26 livros inéditos e reli mais uma pancada? Minha marca neste momento de 2012 é de 38 livros (sem contar e-books que já passaram dos 20) e crescendo... ^^ Tô achando incrível conseguir ler tanto, mesmo com o casamento e seus milhares de compromissos. 

Pensei que depois da série "Hush, Hush" não encontraria uma saga que me deixasse tão absorta e apaixonada. Enganei-me redonda, quadrada, triângula e retangularmente! *rsrs* A Trilogia Jogos Vorazes veio como uma onda e me arrastou para o grupo de fãs que torcem por Katniss e seus amigos.

Série de 3 livros
Título: Trilogia Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Gênero: Ficção Científica
Editora: Rocco

"Em uma nação chamada Panem, jovens de 12 a 18 anos são selecionados para lutar até a morte nos chamados Jogos Vorazes. Katniss Everdeen se oferece para lutar no lugar da irmã, escolhida para o programa. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Até onde ela estará disposta a ir para ser vitoriosa?"
Fonte: Editora Rocco




Sobre a autora:

Suzanne Collins é escritora de literatura infanto juvenil norte-americana, conhecida pela trilogia The Hunger Games que virou filme sob título homônimo em 2012. Estudou na Escola de Belas Artes de Alabama e fez drama e telecomunicações na Indiana University. Depois começou a trabalhar em programas infantis da Nickelodeon. 

Fonte: Wikipédia


Jogos Vorazes (livro 1)

Pense num livro emocionante, que te prende do começo ao fim, que te emociona, te faz conter a respiração e às vezes até faz com que você comece uma oração pelos heróis. Pensou? Então... assim é Jogos Vorazes! 

A perspectiva é toda através de Katniss, a personagem principal. Seus medos, sua coragem, seu jeito emburrado e difícil; uma adolescente de poucos amigos que precisa caçar todos os dias para garantir a sobrevivência de sua irmã Prim, sua mãe e dela própria. É justamente para salvar Prim que Katniss se oferece como tributo para lutar nos "Jogos Vorazes", um reality show criado pela Capital como forma de controlar todos os outros Distritos, abafar revoltas e lembrá-los que não é bom ir contra quem manda no país. 

O problema é que a Katniss só quer viver sua vida em paz, cuidar de sua família e nunca ter filhos para que eles jamais sejam obrigados a passar pela colheita (processo que escolhe quem irá lutar nos jogos). Junto com Katniss, é escolhido como tributo do Distrito 12 o filho do padeiro, Peeta Mellark (ooown! ♥). É ele quem salvou Katniss de morrer de fome e é com ele que ela deverá contar para sair viva dos jogos.

Não posso escrever mais sem estragar a surpresa, mas se você é como eu, vai se apaixonar perdidamente pelo cavalheirismo e jeitinho altruísta de Peeta (oooooooown! ♥) . Ele faz de um tudo para manter Katniss no jogo, tanto que nem dá para torcer por Gale, o amigo gostosão de Katniss, que arrasta uma asa enorme por ela.


Em Chamas (livro 2)

Depois de voltar dos Jogos Vorazes completamente traumatizada e com pesadelos horríveis, Katniss tenta se adequar à sua nova vida de vitoriosa, com as vantagens reservada apenas para os que sobrevivem aos jogos. Ela ainda não consegue reatar a amizade confortável que tinha com Gale e muito menos retribuir o amor de Peeta.

Depois de seus atos de rebeldia na arena dos jogos, o presidente de Panem, Snow, começa a pressioná-la a manter um relacionamento fantasioso com Peeta e garantir que população dos distritos fique calma e sem rebeliões. Para piorar tudo, é ano de Massacre Quartenário, quando os Jogos Vorazes podem sair ainda mais perigosos e violentos. Katniss e Peeta voltarão a se enfrentar na arena junto com outros competidores muito talentosos.

Adrenalinaaaaa! O livro é todo cheio de mil acontecimentos de meter medo. A arena do Massacre Quartenário é bem diferente das edições passadas e os perigos pensados para destruir até mesmo os lutadores mais resistentes. Katniss resolve que Peeta deve sobreviver, mesmo que sua vida tenha de ser sacrificada para isso. Em contrapartida, Peeta quer fazer o mesmo por sua amada (oooooooooooown! ♥).


A Esperança (livro 3)

"O volume final da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, é exatamente o livro pelo qual os fãs esperavam: complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra."


Já comecei a ler "A Esperança" com o coração na mão. Sabia que ia sofrer horrores junto com os personagens e já adivinhando o quanto sentiria falta deles ao terminar a leitura. Livros em série fazem com que a gente se apegue muito aos personagens, deixando um buraco enorme com a despedida. Ainda bem que, se bater a saudade, dá para reler e acabar com a danada. 

Em "A Esperança", o temor de Katniss não é mais por lutar nos Jogos Vorazes, mas a grande guerra entre os distritos e a Capital que estourou depois do Massacre Quartenário. Ela se une aos rebeldes, tornando-se o símbolo da luta e da força dos 13 distritos juntos. Além de ter de manter vivos sua família e amigos, Katniss precisa salvar Peeta que foi feito prisioneiro pelo presidente Snow. 

Olha, nesse livro os personagens sofrem tanto, mais tanto, que tinha horas que eu precisava parar a leitura, respirar fundo e lembrar que tudo era ficção. Nível de comprometimento com a estória: 10! Um misto de agonia e esperança (quem diria?) permeiam cada página do livro. Impossível não torcer, se revoltar, chorar e desejar que tudo acabe bem... e logo! Então estava eu na parada, esperando o ônibus para trabalhar, lendo as última páginas do escrito e chorando copiosamente (juro!!!). Foi um fim lindo, aliviado, não feliiiiiz, mas extremamente compatível com o desenrolar da estória.

Empreendi (ler não é perda de tempo!) menos de uma semana (5 dias) na leitura da Trilogia Jogos Vorazes. Passei manhãs, tardes e madrugadas apegada aos livros. Um capítulo puxava o outro e eu não conseguia fechar e ir dormir. Foi tudo tão envolvente, cheio de suspense e aventura, completamente empolgante e impossível de esquecer. Além disso, a obra tem lições de moral quando aborda temas como desperdício, aquecimento global, meio ambiente e uso indiscriminado de recursos naturais, armas de energia nuclear, crueldade, direitos humanos, tortura e etc. Suzanne Collins, parabéns pela trama tão surpreendente, original e até romântica. Foi a melhor leitura do meu ano e ficará para sempre entre os melhores livros que já li na vida. Tenho certeza!

Como vício pouco é bobagem, dei um jeito de assistir ao filme inspirado no livro e gostei bastante. Os atores são muito bons e me convenceram completamente em seus papéis. Agora, no meu coração são: Elizabeth e Mr. Darcy ♥ Rony e Hermione ♥ Jane e Sr. Rochester ♥ Percy e Annabeth ♥ Nora e Patch ♥ eee... Peeta e Katniss ♥. 

Agradeço (muito, muito, muito) ao amigo do meu sobrinho, o João Victor, que me emprestou os livros dele e, antes disso, me fez morrer de vontade de conhecer os jogos. Obrigada!!!

Agora preciso ir trabalhar... afinal, tenho mais essa trilogia para comprar e aumentar minha coleção. *rsrs*


Beijos e que a sorte esteja sempre a seu favor;





16 comentários:

Ana Paula Fuentes disse...

Ai Gi eu preciso toma vergonha na cara e ler um pouco faz anos que não leio nada, coisa feia né? Já vi em uns blogs por ai falando sobre os livros e o filme que é muito bom deu até vontade de ler agora rs

Amanda Mello disse...

AAAAH *-* Essa trilogia é tudo mesmo, te envolve completamente e me deu muita vontade de conferir os outros livros da autora. Acho que meu personagem preferido é o Haymitch haha.
Essa ano estou com a meta de ler 50 livros, já li 43 então acho que vai dar!

Larissa Rehem disse...

Xuxu!!
Já voltei!!
E a nossa festa do pijama já está marcada!
\o/
hehehehehehe

Agora vamos ao que interessa: li sua resenha, gostei, mas não gostei...
É que dona Mônica fez tanto terrorismo sobre o filme que eu perdi completamente a vontade de ver e de ler os livros...
=/

E essa marca recorde de leitura?! Amei demais!!
Quando eu crescer vou ser que nem você!!
Hahá!!
xD

Beijão Gi!!
E até sábado!!
iupiii!!!

Unknown disse...

Aaaaah que quero muito comprar esses livros, mais ainda estou em duvida, eu amei o filme, e depois de seu post passei a querer mais ainda esse livro *.*

Veronica Pelinca disse...

Oi Gi, dicas ótimas de leitura, pena que ultimamente estou tão entupida de assuntos da faculdade rsrsrsrs, vou tentar ler um pouco mais, beijocas

Denis disse...

Fiquei super com vontade de ler, só vi o filme e já tinha achado legal, mas estava faltando um estimulo hehe Só preciso dizer q vc errou um dos nomes dos casais é Denis e Mr. Darcy e não Elizabeth kkkk bj

Valquíria Novaes disse...

Que blz, parecem bons.
Bjos e bom final de semana!
http://amonailart.blogspot.com.br/

Quelita Nunes disse...

Não é o gênero que me atraia a leitura, mas gosto muito tb de ler e sua explanação ficou d+. Bjs

Unknown disse...

Eu preciso, não necessito dessa trilogia, mas sem $$$ tá difícil :(
Eu vi no submarino e tá R$70!! Muito barato...
Mas eu só vou ficar na vontade.
beijos e obrigada por me deixar com mais vontade dessa trilogia.

Lívia Silva Santos disse...

Oi Gi!

Eu não li o livro, fui assistir ao filme primeiro, e me decepcionei. Engraçado que eu achei completamente o oposto do que tu achou: não me convenci em nada. Não me convenci da história, sabe? Nem da crueldade do torneio... nada!

Talvez minha opinião fosse diferente se eu tivesse lido os livros primeiros. Mas agora eu desanimei...

Quem sabe um dia eu esqueço o livro e dou mais uma chance à série! :D

bjão
Lívia

Adriana Lara disse...

não acrdito... às vésperas do casório e tu tira tempo p leitura e afins???? eu estaria arrancando os cabelos do fiôfó, um a um, e subindo parede lisa!!!!
bjkas, lindona e ótimo final de semana
tititi da dri

Unknown disse...

Rsrs só vc mesmo Gi, lendo enqto o casório está ai na portinha. É isso aí garota!!

Amanda Mauro disse...

Eu vi o filme e gostei. Os livros da trilogia parece bons demais. Adorei esse post.
ultimamente não consigo finalizar um livro. paro no meio. Está sendo assim com 50 tons de cinza, foi assim com a cabana. Mas gosto muito de ler. preciso me readaptar, reorganizar meu tempo.
Beijos
www.mandynomundodamake.blogspot.com

Gi Lizarda disse...

@Ana Paula Fuentes
kkkkkkk Cria vergonha, mulher!!! Sai desse computador já e vai ler. kkkkkk

O livro é ótimo. O filme não é tããão bom, mas é uma opção para os fãs visualizarem melhor os heróis.

Bisous.


@Amanda Mello
O Haymitch? O_o Sério mesmo??? Tô chocadaaaaa! rsrsrs Eu sou team Katniss + Peeta!!! hehehe
Parabéns! Tá indo muito bem. Eu não tenho uma meta esse ano por causa do casamento, mas estou lendo bastante. ^^

Beijinhos.


@Larissa Rehem
OBAAAA!!! Como vc faz falta nesse país, nesse distrito, nessa cidade, nesse meu coração!!! ^^
Sua mãe tem de deixar de ser tão dramática. O filme nem é tão violento assim... de boinha, sério! E o livro é muito envolvente. Acho que vc ia gostar Muito crítica a estória.

Te amo, sua boboca!!! ♥

Mil beijinhos.


@Muriele Stadnick
Compra! Vc vai gostar. A estória é bem original. Adorei!!!

Big beijo.


@Veronica Pelinca
Eu entendo, Tomatita... já tive meu período de faculdade e não dá para ler nada que não seja acadêmico. Aff...

Beijo enorme.


@Denis
hahahahaha Não é não! É Giselle e Mr. Darcy. kkkkkkk Que o noivo não me leia!!!

Lê a série. Vc vai gostar!

XOXO

Gi Lizarda disse...

@Valquiria Novaes
São sim! Ótimos!!!

Big beijo.


@Quelita Nunes
Obrigada! Na verdade, eu gosto mais de aventura/magia/lendas, mas essa trilogia me pegou de jeito! ^^

Beijos mil.


@Erika Alves
Te entendo... Ô se entendo! Tb não tenho a minha ainda. Como escrevi, peguei emprestada a trilogia com um amigo do meu sobrinho e quero adquirir a minha logo.

Quem sabe eu compro no ano que vem... ^^

Beijo caprichado!


@Lívia Silva Santos
Nunca! Eu disse NUNCA veja o filme antes!!!! rsrs Eu gostei bastante do filme sim e acho que vc deve ser muito crítica mesmo para não ter simpatizado... mas é claro que o livro é um bilhão de vezes melhor. Não se deixe levar pelo roteiro. E sim, nos livros vc fica indignada com a crueldade da Capital nos torneios e nos próprios distritos, mas completamente apaixonada pelo enredo e pelos personagens. ^^
Espero que um dia vc resolva ler...

Beijo grandão!


@Adriana
kkkkkkk Consigo, Dri! Na verdade, não sei o que seria de mim se não fossem os livros nesse momento. Fico muito estressada com os preparativos e só os livros me fazem relaxar e voar um pouco. =)

Beijo na ponta do nariz!


@BRECHOZINHO DA MEL( HANNALU)
Tenho de ler, amore! Senão eu piro!!! hahahaha

Beijinhos.


@Amanda Alvim
Pois são bons mesmo! Me surpreendi demais e adorei cada letrinha da estória. Vale a pena conhecer!
Espero que essa sua fase de bloqueio de livros passe logo. =/

Beijão no seu coração!

TuTu disse...

querida amei a critica muito boa achei a mesma coisa mas só um detalhe vc escreveu gail e é gale mas só vi pq sou muito viciada na trilogia kkkkkkk

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...