quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia do Escritor - Conheça os meus favoritos!


Olá, pessoinha! Hoje, dia 25 de julho, é comemorado o Dia do Escritor. Como sou uma devoradora de livros confessa, trouxe um post em homenagem aos meus autores preferidos, estrangeiros e nacionais. A lista abaixo não está em ordem de favoritismo, apenas de acordo com o que fui lembrando.



J. R. R. Tolkien - Sir John Ronald Reuel Tolkien CBE, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien, foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo sul-africano, radicado no Reino Unido, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis", Silmarillion" e muitas outras.

"O Senhor dos Anéis" é a minha obra (é constituída de vários livros separados) preferida.



J. K. Rowling - Joanne Rowling, também conhecida como J. K. Rowling, nome com o qual assina as suas obras, ou pelo seu nome de casada, Joanne Murray, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série "Harry Potter", e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter.

Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger são meus personagens preferidos.


André Vianco - André Vianco é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo e criado em Osasco. Suas obras sobrenaturais misturam terror, suspense, fantasia e romance em histórias que geralmente envolvem o tema Vampiros. É autor de 13 livros (da última vez que soube), entre eles "Os Sete" e "Bento".

"Bento" é a obra mais envolvente que eu já li. André Vianco escreve estórias de terror e sobrenatural como ninguém. Ele me fez gostar de vampiros, vampiros de verdade, malvados e sádicos. Adoro!



Jane Austen - Jane Austen foi uma proeminente escritora inglesa. A ironia que utiliza para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo. Escreveu "Orgulho e Preconceito", Razão e Sensibilidade", "Emma", "Persuasão", entre outros.

Jane escreveu sobre casamentos na Inglaterra, os costumes dos ingleses, as contradições de seu povo, machismo, diferenças de classes... tudo mascarado em romances "água com açúcar", mas que te fazem morrer de amores pelos personagens. "Orgulho e Preconceito" é um dos meus livros de cabeceira.



Arthur Conan Doyle - Sir Arthur Ignatius Conan Doyle foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.

O cara criou Sherlock Holmes, o maior detetive do mundo! Dispensa apresentações!!! Herdei de meu pai uma coleção quase completa das estórias de Sherlock Holmes em capa dura. É o meu maior tesouro, pois lembro pouca coisa do meu pai, mas me orgulho de termos os mesmo gostos para livros.

 


Raphael Draccon - Raphael Draccon é roteirista profissional, editor e autor de literatura fantástica, ficção de suspense e romances com elementos sobrenaturais. É o autor mais jovem a assinar com os braços nacionais de duas das maiores holdings editoriais do mundo, e roteirista premiado pela American Screenwriter Association.

Conheci o trabalho de Raphael há pouco tempo, ao adquirir a "Trilogia Dragões de Éter". Fiquei fascinada com o estilo não linear que ele usa em suas narrações, com personagens heróicos e apaixonantes, muitas referências pop e atuais. Recomendo a leitura de Dragões de Éter, que logo ganhará uma resenha aqui no blog.



Machado de Assis - Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Comecei a ler Machado de Assis como a maioria dos brasileiros, na escola, cursando o Ensino Médio. Me apaixonei pelos romances ambientados no Rio de Janeiro do século XIX e continuei lendo mesmo sem a pressão da escola.



Charlotte Brontë - Charlotte Brontë foi uma escritora e poeta inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à idade adulta e cujos romances são dos mais conhecidos da literatura inglesa. Escreveu o seu romance mais conhecido, "Jane Eyre", com o pseudónimo Currer Bell.

"Jane Eyre" é o meu romance favorito. Já resenhei esse livro aqui e, como disse no post, me identifiquei muito com a personagem principal.


Agora me diga nos comentários: Qual é o seu escritor(a) favorito(a)?

Bejos da devoradora de livros;

Protected by Copyscape Online Plagiarism Tool

32 comentários:

Valquíria Novaes disse...

Adoro Orgulho e Preconceito, principalmente a adaptação com zumbis kkkkkkkkkkkkkkkk
O meu favorito é o Bernard Cornwell que escreve romances históricos.
Bjos!
amonailart.blogspot.com.br

Ana Paula Fuentes disse...

Olha Gi vou ser bem sincera não sou de ler muito aliás faz anos que não leio,coisa feia né? kkkk :(


Sorteio layout personalizado

Larissa Rehem disse...

Eita listinha rica!!

Essa minha amiga é chique demais!!

Beijinhos xuxu, saudades!!

Anônimo disse...

Só escritores maravilhosos nesta lista.!
Adorei.
Grande beijo :*

Blog da Reh disse...

parabéns por este hábito tã incrível! Adorei conhece mais sobre eles:)

Beeeijooos

http://www.youtube.com/blogdareh

http://re-becah.blogspot.com

Graziela Sousa disse...

Ahhhhhhhhhhhhh Amo de paixão o Arthur Conan Doyle, mano eu agradeço pela existência dele, pois se não fosse por ele nunca leria um livro se quer, ele me apresentou os contos de ficçao criminal e desde então amo Sherlock Holmes (tanto em livro como em filmes, mas em livro). OMG uma coleção? *-* eu queria tanto os livros inteiros!! o Cara era/é uma gênio! o modo como ele inventou o personagem é perfeito! cara queria ter esse dom (do Holmes), Também curto muito o Edgar Allan Poe e seus contos de terror!!
483 kusses..~^~

Unknown disse...

jane Austen é demais, amoo!!!
bjks

Helô Bomfim disse...

Gi a devoradora de livros!
Amiga acho muito legal essa sua fome de livros, queria ser assim rs.
Não leio tanto mas tenho alguns autores que gosto muito: a J.K. Rowling, Sidney Sheldon e o Pe. Fábio de Melo.
Muito boa a sua lista.
Beijos.

Simara Pink disse...

Oi Lindona !
Seus favoritos só são os tops adorei .
Espero sua linda visita.
Meu Blog: http://www.plantaodabeleza.com.br/
Minha Lojinha: http://lojinha-blogchic.blogspot.com/
BeijosssssssssssSimara

Unknown disse...

amo jane austen
já li e re-li os livros dela zilhões de vezes
adoro!!

Beijos lindona
http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

♥ Violeta Vialle ♥ disse...

Amei sua seleção, algumas propostas interessantes e outras já conhecidas, sou apaixonada por leitura, a vida toda! ^^ Os romances de Jane Austen e Machado de Assis com certeza estão também na minha lista de favoritos! Nunca falo sobre isso, né? É bom espalhar o amor aos livros!

Bjoks!
Blog Mundo de Violeta

Espeloteada e Patricinha disse...

Linda lista, eu amo Machado de Assis, Markus Zusak (na verdade só li "A menina que roubava livros" mas foi o suficiente p me apaixonar rs), Jorge Amado, Augusto Cury...

Diise França disse...

Puxa, amei esse post, Gi! Os meus favoritos: Jorge Amado, Sidney Sheldon, Dan Brown e um monte mais rsrsrs Ler é coisa linda de Deus!

Paula - Blog TodaBeleza disse...

Comecei muito cedo na leitura, adorava ler a coleção Vaga-Lume qudo era criança, e meu autor preferido era Marcos Rey. Depois que cresci, comecei a ler livro de vários autores, hj não tenho um autor favorito, mas tenho vários livros que adoro.
Bjs,
Shirley Mello
www.todabeleza.blog.br

Lívia Silva Santos disse...

Adorei a lista, Gi!

Alguns não conheço, mas gosto da maioria.

Eu adicionaria o Eça de Queirós! :D

bjos
Lívia

Amanda disse...

Desses aí adoro Tolkien e J.K. Rowling ♥♥♥♥♥

Li Conan Doyle quando era criança, não lembro muita coisa, preciso reler. Também adorava Agatha Christie.

Diferente de você, ler (ou melhor, tentar ler) Machado de Assis na escola só me fez não gostar dos livros dele. Acho que não tinha maturidade suficiente. Mas isso é passado agora XD

Gosto bastante do Poe, Gregório de Matos, Álvares de Azevedo, etc... mas existem alguns escritores que ganharam um lugar enorme no meu coração, vou aproveitar e te indicar meu livro favorito de cada um deles:

Neil Gaiman - O Livro do Cemitério: esse livro é super lindinho e a história é bem original. Pelo visto você gosta de literatura fantástica, então acho que vai gostar desse ^^

Marjane Satrapi - Frango com Ameixas (é graphic novel, vale né? sou viciada :D): Ela é mais conhecida por ter escrito Persépolis, que também é ótimo, mas meu favorito é o Frango com Ameixas. Gosto da dupla humor+melancolia, e da linguagem que ela utiliza, além da cultura iraniana representada nos livros :)

Art Spiegelman - Maus (graphic novel): Uma das melhores representações do Holocausto que já vi até hoje. Já li umas 10 vezes.

Haruki Murakami - Kafka à beira-mar: Mais literatura fantástica. Esse livro é incrível, o elemento fantástico é inserido com muita naturalidade. É um pouco complexo, mas muito agradável.

George R. R. Martin - As Crônicas de Gelo e Fogo: Meu mais novo queridinho hehehe. Eu tô tão viciada nos livros dele, que torço pra greve da UnB não acabar, só assim pra eu ter tempo de ler XD

Chega, né? O comentário ficou enorme, mas já que você gosta de ler ... XD

Gi Lizarda disse...

@Valquíria
Valquíria, eu não curto muito essa onda de livros que "mudam" a história original. Os clássicos não deveriam ser manchados. =/
Mas gosto é gosto, né? rs

Bisous.

Gi Lizarda disse...

@Ana Paula Fuentes
Muito, muito, muuuito feio! HAM!!! rsrs

Gata, ler é hábito... vc se força a ler no começo, mas depois não consegue parar.

Xeru.

Gi Lizarda disse...

@Larissa Rehem

Só os Tops, né Lila? rsrs

Saudade enorme, xuxu. =/

Big beijo.

Gi Lizarda disse...

@dreamsam
Na minha estante só tem escritor bom... só os fortes! rsrs

Beijocas.

Gi Lizarda disse...

@Re_becah
Não posso receber parabéns por um vício... rsrs Mas obrigada! Me orgulho muito de ler bastante. Espero poder fazer isso até o último dia de minha vida.

Beijo grande.

Gi Lizarda disse...

@Knoville

OBA! Encontrei uma amante de Sherlock tb? Ô delícia!!! Olha, eu tb devo muito ao Conan Doyle pelos hábitos de leitura. Os livros dele foram a primeira saga por quem me apaixonei.
Sim, tenho a coleção quase todo. Me faltam "Um Estudo em Vermelho" e "O Signo dos Quatro". Já lí os livros, mas não os tenho. =/

XOXO

Gi Lizarda disse...

@BRECHOZINHO DA MEL( HANNALU)
Jane é divaaa!!! ^^

Besos.

Gi Lizarda disse...

@Helô Bomfim
Ai, amiga... mas vc tem uma vida muito mais corrida que a minha, né? Tenho certeza de que, quando casar e tiver filhos, meu tempo para a leitura será bem reduzido. É por isso que eu estou aproveitando bastante agora e lendo muito. ^^

Sidney Sheldon é demias! Tb amo! E o Pe Fábio de Melo não vale, ele é poético e sou fã de carteirinha. ^^

Beijocas estaladas.

Gi Lizarda disse...

@Simara Pink
E olha que ainda faltou muita gente na lista, viu? Rick Riordan, Agatha Christie, Meg Cabot, Marian Keyes e mais um monte de autor bom. ^^

Beijão no seu ♥!

Gi Lizarda disse...

@Claudia Guillen
rsrs Eu tb!!! Apenas não li Emma. Tá difícil de encontrar. =/

Beijos, beijinhos e beijocas.

Gi Lizarda disse...

@♥ Violeta Vialle ♥
OBA! Toca aqui, amiga! o/ rsrs

Beijinhos.

Gi Lizarda disse...

@a Frahn ;D

A Menina que Roubava Livros é lindíssimo! Um livro genial e eu chorei muito lendo. Amo!
De Jorge Amado eu não gosto... é meio nojento. Mas fazer o quê?


Kisses.

Gi Lizarda disse...

@Diise França
Amora, sua lista tb é de respeito, apesar de eu não gostar de Jorge Amado.
Dan Brown é tudibom!!! Suspense e mistério na medida certa. Adoro!

Beijos na ponta do nariz.

Gi Lizarda disse...

@TodaBeleza
Saudosa Coleção Vagalume... tb lia muito! Acho que ainda tenho "Viagem ao Império do Sol" e "Um Cadáver Ouve Rádio" em algum lugar por aqui. Era uma ótima coletânea e os preços favoreciam. rs

Beijo enorme e abraço carinhoso.

Gi Lizarda disse...

@Lívia Silva Santos
Eça de Queirós... clássico! Muito bom!!! Preciso reler...

Abraço apertado.

Gi Lizarda disse...

@Amanda
Agatha Cristie é ótima. Tb gosto bastante. Não sei como deixe ela de fora da lista. =O

Álvares de Azevedo é lindo. Tb curto muito.

Todos os livros que vc me indicou vão a lista de espera e desejos. Sempre aceito sugestões e dicas. E sim, gosto muito de fantasia, mas tb romance, humor, suspense, mistério, policial... Só detesto poesia... Afff...


Obrigada pelas dicas! Super beijo.

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...