quinta-feira, 12 de abril de 2012

Onde mora o perigo - Paletas chinesas

Ok. Antes de começar a ler esse post, respire fundo, conte até dez e lembre-se: eu tenho o direito de pensar e de expressar os meus pensamentos! Você pode não concordar com a minha opinião, mas pode e deve respeitá-la. Digo isso... aliás, escrevo... porque já tentei abordar o assunto das paletas de trocentas cores de sombras aqui no blog e foi uma bagunça. Algumas meninas decidiram ser ferrenhas defensoras das marcas chinesas e quase me crucifixaram. Dessa vez, quero lembrar que esse é um blog pessoal, que as opiniões do post são minhas e que exijo respeito e educação em minhas relações físicas e virtuais. Ok? Tudo certo. Vamos começar!


Pra início de conversa, eu preciso admitir: NÃO GOSTO DE PALETAS DE CENTO E LÁ VAI CACETADA CORES! E não gosto por vários motivos.
  1. Das várias cores, poucas realmente combinam com a minha pele;
  2. Não sou maquiadora profissional (ainda... mas serei!), então não usaria todas as sombras antes da validade se extinguir;
  3. Não confio na procedência das paletas.

Depois de uma conversa com a dona de uma loja de maquiagens, e depois de ler alguns posts sobre as benditas paletas, formei seriamente a minha opinião sobre isso.

Não sou ingênua, sei que todas (ok, quase todas) as maquiagens são feitas na China. O país é uma grande indústria e produz para marcas do mundo todo. Pense numa marca famosa e que vende no mundo todo. Sim, os produtos dela provavelmente são feitos na China. Isso porque lá a mão de obra é mais barata, o controle de qualidade do meio ambiente é negligenciado, os impostos são menores e a indústria realmente leva vantagem frente aos outros países. Então tá. E porque a minha implicância com a maquiagem que vem da China? Não é bem pela maquiagem que vem da China o meu desagrado. O problema são as makes que chegam aqui sem nenhuma vigilância, certificação, teste ou selo de qualidade.

Muita gente reclama do governo, sobretudo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas não sabe realmente como ela funciona. Já vi muito post em blog de maquiagem dizendo que a Anvisa barra os produtos importados apenas porque eles não pagam impostos. Bem, até é verdade, mas tem muito mais por trás disso. Para conseguir o aval da Anvisa e poder distribuir produtos no Brasil, a empresa tem de provar com documentos e exames que sua mercadoria é boa, não nociva. A empresa precisa comprovar que sua matéria prima é de boa procedência, que não causará envenenamento, alergias, etc. Mais que isso, a empresa também precisa comprovar que está com os documentos em dia em seu país, que não é empresa de fundo de quintal, essas coisas. É sempre assim? Não! Todas as empresas que vendem aqui são 100% legais? Não também. Mas pelo menos a Anvisa tenta.

Num país corrupto e cheio de histórias macabras como o Brasil, a gente até desconfia que tudo isso é desculpa para recolher impostos altíssimos e ganhar em cima dos estrangeiros. É, tem seu fundo de verdade, mas não para por aí. No Brasil, temos o SUS (Sistema Único de Saúde), que pode até ser péssimo hoje em dia, mas é de graça, o que não ocorre em muitos países desenvolvidos. Você acha mesmo que é do interesse do governo que a população use produtos que entraram no país sem pagar impostos e que farão mal à população, que terá complicações na saúde e terá de recorrer aos hospitais que são pagos com dinheiro dos impostos? Ooooi?! Claro que não! Hospital, médico, enfermeiro, remédios, cirurgias, alimentação... tudo isso é muito caro! Sendo assim, é melhor controlar o que entra no país, do que controlar as pessoas que adoecem no país por causa do que entrou.

Continuando, Dona Fulaninha comprou uma paleta de 120 cores Modelo Y e tá toda feliz da vida. A paleta foi barata, o frete também, depois de uns 20 dias ela chegou em casa e é só alegria. Será? Bem, se a Dona Fulaninha for uma pessoa de saúde de ouro e pele resistente, não terá nenhum problema. Mas se Dona Fulaninha tiver uma irritação, uma alergia a algum componente da paleta, o que ela faz? Senta e chora, minha amiga! Para quem ela vai reclamar? Qual o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) vai atendê-la? Quem se responsabilizará? Sinto muito, mas a resposta é: SE FERROU!

Puxe pela memória e se recorde do caso das próteses de silicone de uma empresa francesa que há alguns meses começaram a dar problemas. O governo viu o problema, alertou os médicos, proibiu a venda das próteses no país, recolheu as que já estavam no mercado e avisou a população sobre o problema. Inclusive, anunciou que faria a cirurgia para troca de próteses no SUS para as mulheres que haviam usado as tais próteses. Tudo isso aconteceu porque o governo tinha o controle do problema, do tamanho do dano, estimativa das mulheres que usaram as próteses, documentos, dados, etc. Agora, se o governo não tem controle sobre a tal paleta da Dona Fulaninha, quando der problema... Lascou!!!


Uma alergia séria pode levar à cegueira, bolhas na pele, feridas sérias com pus, queloides e muitos outros problemas. E esses não são o tipo de coisa divertida que desejo para mim.

Já fiz sorteios aqui no blog onde o prêmio era uma paleta chinesa. Me envergonho disso e peço desculpas por quem levou as paletas para casa. Espero que não tenha feito nenhum mal. Antes eu não pensava sobre isso e não via a minha responsabilidade no assunto. Agora eu tenho mais percepção da minha influência sobre as leitoras e definitivamente não vou mais estimular a compra ou uso de produtos sem certificação no país. Na boa, hoje em dia eu prefiro pagar mais caro em uma maquiagem "de marca" do que me arriscar (ou às minhas leitoras). Se bem que nem isso mais é preciso. Graças a Deus, atualmente temos marcas nacionais e importadas de muita qualidade e segurança, antialérgicas ou não, com testes em animais ou não (beijos, Docinho!), que prezam pela saúde do consumidor e que têm preços bem em conta.

Mas se você, leitora, acha que tudo o que eu escrevi é besteira... Bem, está por sua conta e risco. Eu desejo, do fundo do meu coração, que não venha a ter problemas, que sua saúde seja de ferro!




Beijinhos;


*Ps. Esse post pode ter uma continuação! Dê a sua opinião, conte a sua história pelo e-mail gilizarda@vaigarota.com e me ajude com o próximo post sobre o assunto.





57 comentários:

Viciadinha em Make disse...

Oi Gi! Então, eu tenho e uso minhas paletas chinesas e graças a Deus nunca tive nenhum problema, mas é como você disse no post, quem tem alergia pode ter problemas sérios... Vai de cada um né! Adorei o post! Bjo =)

Larissa Rehem disse...

Post seríssimo!

E de utilidade pública realmente... eu nunca tive nenhuma...então nem tenho como falar...

ótimo post amiga!

Beijinhos!

Luma disse...

Oi, gostei muito do seu post. Concerteza quem tem alergias tem que cuidar mesmo. Eu graças a deus nunca aconteceu nada disso, gosto bastante das paletinhas. apesar de que tbm nunca consegui usar todas as cores, uso bem pouco.
http://mundodasmulheresbrasil.blogspot.com.br/

Amanda Mauro disse...

Oi Gi! Adorei o post.
Nunca olhei por esse lado. Mas também não tenho dessas paletas.

Beijos

Fafá Rocha disse...

Olha eu sempre tive um pé atrás com essas paletas, talvez por isso, nunca tenha comprado uma. Justamente por sempre me preocupar com a procedencia, o "ter a quem reclamar".
Muito bom o post.

Bjs

Luana Fernandes disse...

Nunca tinha pensado nisso, tenho algumas, e ainda bem que nunca apresentei alergias :D

Duas Lus disse...

Onde eu assino????

Lu Vilela

Joo =) disse...

Super curtii o post!! Nao tenho nenhuma e acho que nao vou comprar nenhuma dessas chinglings. Nada contra, mas.. fiquei com o pé atras!
Beiiiijos Giiiiiiiiiiiiiii =**

Sabrina silva disse...

É realmente Gi isso é beem serio,só que as vzs agente pensa a não vao avontecer nada e talz..ainda mais quando agente ve aquelas paletas enormes e tal.. mas agente tenq pensar realmente em tudo que vc falou aii concordo plenamente com tudooo parabéns pela coragem.. beijuss

Thaís Andrade disse...

Eu tenho uma e na boa, não valem essas coisas todas não.
Eu que sou extremamente alérgica, tive sorte por até agora não acontecer nada.
Não troco meus trios Fenzza por nenhuma 1238996079095738 cores!
Assino embaixo, Gi!

Beijos

Dry Nunes disse...

Muito legal seu post.Não tinha pensado nesse lado.Mas eu tenho varias paletas dessa eu nunk tive nenhum problema.Ainda bem.

Unknown disse...

concordo com vc em tudo, e imaginar que já tive o sonho de ter uma dessas afff!!! Eu tive alergia com uma sombra de uma paleta que ganhei de uma amiga, e além de td vc está certíssima, uma paleta com sei lá qtas cores é pura bobagem, pois são poucas as cores que realmente usamos. A grande parte se perde, vai pro lixo.parabéns pelo post!!!Vc arrasou!
bjks

Ana Paula disse...

Ótimo post. Para mim não vale a pena correr todos esses riscos, e mesmo que eu não apresente nenhuma alergia caso use o produto, as 8596584185 cores são totalmente desnecessárias para mim, portanto, fico com as paletas neutras, e de marcas que confio.

Ana Paula Fuentes disse...

Olha Gi confesso que já tive vontade de ter uma,mas pensando bem você tem razão pra que tantas cores se temos só dois olhos né? rs
Você disse tudo no post que aliás um ótimo post!

Go Belezando

Coisas De Mulher disse...

Nossa Gi,confesso que nunca tinha parado para pensar nisso,Fiquei agora em alerta,ainda bem que não cheguei a comprar essas benditas paletas,até tava vendo ,mais não tava muito empolgada não( as vezes o barato sai muito caro,valendo a saúde),agora com a sua informação eu acredito sim você falou uma grande verdade e concordo..Adorei sua postagem e saber sobre essas paletas da china..Bjão pra você e ótima sexta feira!!

BeautyInLuv disse...

O post é muito útil e sinceramente não vejo motivos para revolta...(não vi seu outro post!)
Eu tenho duas paletas destas...não tenho problema. Mas tenho o cuidado de testar antes sempre. Por azar, tive alergia as sombras do boticário, que eu acho que são mto bonitas...mas não posso mais usar....
Acho que vai muito de pele para pele...mas acho MUITO interessante o aviso, temos que ter sempre cuidado com a nossa pele né!!!!

http://beautyinluv.blogspot.com.br/

julia... disse...

Oi Gi! Adorei o post, super assino em baixo, mas também quero contar um fato que acontece comigo...

Também sou dessa opinião de que melhor economizar e comprar coisa boa, do que comprar produtos dos quais não sei a procedência e me dar mal depois. Acontece que cada organismo é um organismo (dãaa!), e produtos com procedência conhecida e certificado podem causar tanto ou mais problemas do que os made in China, Taiwan e afins. Falo isso porquê uma marca nacional e outra internacional famosérrimas irritaram a pele das minhas pálpebras, e, se eu usar as suas sombras sem primer, isso sempre vai acontecer... E, acredite: falo das sombras da Yes! Cosmetics, e das sombras da minha Naked 2 comprada numa Sephora de Miami (e tenho até a notinha pra provar que é original! rsrs).

Por outro lado, cresci usando Luisance, Jasmyne e, atualmente, tenho uma paleta 3D da Miss Rôse que, graças a Deus, nunca me causaram nada de ruim. Daí alguém pode pensar: "Meeeeu, mas essas marcas têm até site! Elas não podem ser tão 'capetas' assim!" E então eu devolvo a pergunta: então me diga quem é o fabricante das mesmas?

Posso até estar soando preconceituosa, mas, para mim, Manly, Love Alpha, Miss Rôse, Ruby Rose, Jasmyne e Luisance são todas "farinha do mesmo saco". Se eu não sei de onde vem (além do Paraguay), onde é feito e qual o nome do fabricante, como posso, então, saber COMO é feito? Tá certo que essas marcas ao menos apresentam uma lista de ingredientes, mas quem garante que os componentes indicados realmente são os que estão ali?

Em meados de 2010, confesso que fiquei louca pelas paletas mil-e-trocentas-cores da Coastal Scents, assim como também queria pq queria um kit com 248 pincéis cor-de-rosa para chamar de meu. Hoje, depois de não comprá-los, muitas vezes me pego questionando qdo vejo um anúncio de sorteio desses produtos: e se eu ganhasse, o que eu iria fazer com isso? E se eu desse para alguém, e essa pessoa acabasse se machucando? Como eu iria me sentir? Hoje a ansiedade cedeu lugar à prudência, e, apesar de,nesse exato momento, eu estar usando duas cores da paleta 3D que citei lá em cima, confesso que me pego pensando se, até o final do dia, minhas pálpebras ainda estarão "inteiras"...

Aproveitando a deixa e que meu comentário já está quilométrico, vou avocar outro assunto também que simplesmente não entra na minha cabeça (e inclusive falei sobre isto ontem num grupo do Face): eu NUNCA vou entender pq uma pessoa desejaria ter uma make "réplica". Pô: qual a diferença de "réplica" de make e make "capeta"? Na minha opinião é nenhuma! Se vou gastar R$ 15 num batom que sabe-se-Deus como foi feito, só pq o vendedor diz que ele é a "réplica perfeita" do Snob, pq não gastar R$ 5 num batom da Elke que tem a mesma cor? A cobertura não vai ser a mesma da MAC, é claro, mas acaso a da "réplica" vai ser igual?

Não vejo sentido nisto. Alguém se sente mais feliz em retirar um mac "réplica" da necessaire? Pra mim isso serve só àquelas que querem se mostrar "prazamigas", e, de verdade, se essas "amigas" lhe julgariam só por ser uma pessoa que não tem cacife pra comprar um MAC, então, se fosse comigo, qto mais eu estivesse longe delas, melhor para mim.

Bah. Rodei, rodei, rodei e não cheguei a lugar nenhum! rsrsr! Aí, Gi: um comentário enorme e cheio de assuntos que vc pode abordar! kkk

Bjo!!!

Espeloteada e Patricinha disse...

Olha, desde que começou a febre dessas paletas eu fico "meio assim" de adquirir uma. Tenho uma da PW comprada no Paraguay que ganhei do marido, que não é das melhores, nunca deu problema, mas a muito está abandonada rs. Não comprei ainda dessas paletas chinesas de ótima pigmentação justamente pelo medo de dar problema. Raramente tenho alergia a algum produto, mas acontece e, sinceramente, se sei que pode dar alergia ou já deu em alguém já é suficiente pra ter o pé atrás :/

Espeloteada e Patricinha disse...

P.s.: outra coisa que já me fez pensar sobre isso é que fiz um curso de make com um excelente e super conceituado maquiador da minha cidade, ele tem umas 3 maletas cheeeias de make, a cor q vc quiser ele tem, mas não tem sequer uma paleta. O que mais tem são sombras unitárias ou duos de marcas famosas e algumas de marcas bem baratinhas (especialmente asa de borboleta), mas nacionais. Sei que sairia muito mais barato (mil vezes) uma paleta chingling, logo que vi a coleção dele pensei: ele com certeza tem um motivo pra isso ;)

Rayme disse...

concordo com tudo o que vc disse e assino mil vezes em baixo
moro do lado do paraguai e na minha cidade vende muitas paletas dessa origem... devo confessar que tenho 2 mas antes de comprar vi todos os componentes, testei na pele para ter certeza de que não haveria nenhum problema e procurei conhecer o fabricante e a marca.
odeio essas marcas famosas tipo mary kay, esika... que tem maquiagens maravilhosas e que tem um preço absurdo, mas fazer o que né? tudo pela nossa saude =/

Diise França disse...

Gi, eu tenho uma de 120 cores, nunca tive problemas, ao contrário facilita minha vida. Mas o seu ponto de vista tem sua razão, nunca tinha parado para pensar nisso. Afinal, comprei porque vi muitas gurus de maquiagem usando. Seu post é uma ótima reflexão, sempre é bom olharmos o outro lado da questão. Está de parabéns, lindona! Beijos

diadebrilho disse...

post de utilidade publicaaaaaaa...
Menina, não compro maquiagem nenhuma pela internet. Sou daquelas q prefiro testar ao vivo, ver textura, pegar, sentir cheiro...
Otimo post
bjokas

Valquíria Novaes disse...

Muito bom o post, de acordo com a realidade.
Bjos!
amonailart.blogspot.com

Blog Woman Chic disse...

Gi, interessante reflexão. Eu ainda não experimentei paletas chinesas, mas no meu caso é impossível usar todas as sombras. Compro unitárias e já não dou conta de usá-las até o final..
Beijos

♥ Violeta Vialle ♥ disse...

Já usei trocentas coisas e graças a Deus nunca me aconteceu nada, mas o post é super válido e contém informações que realmente muita gente nem pensa. Eu fico com medo às vzs dessas paletas, mas a tentação pela variedade e mil possibilidades é maior que eu! hahaha

Bjoks linda!
Blog Mundo de Violeta

Carolina Marques disse...

Ótimo post, tenho duas algumas dessas paletas e nunca irritaram a minha vista, infelizmente atualmente estou com uma irritação bem chata nos olhos, mas não acredito que seja causado por elas, pois não as uso há mais de 6 meses. Uma coisa que acho relevante falar é que algumas marcas tipo Tango e outras tem vendido paletas iguais as chinesas, a única diferença é que vem a logo da marca na paleta e, acho que elas são fiscalizadas pela Anvisa, então se é o mesmo produto?!

beijo.

liane_b disse...

Excelente post!!! Acho que eu nunca tinha pensado por este lado, o da possibilidade de alergias.
Não tenho nenhuma dessas paletas, mas é principalmente porque eu também não conseguiria usar tantas cores antes de terminar a validade das sombras.

Anônimo disse...

Este post é realmente muito interessante, e muito válido. Mas queria ressaltar q cada caso é um caso né. Eu sou cheia de alergias, quase fiquei cega com um creme específico para área dos olhos da KIKO, e queimei todo o meu rosto com um sabonete líquido da neutrogena. Mas por incrível que pareça nuna tive nenhuma reação negativa usando minhas paletas xing ling q eu amo. Muito legal a sua postura de advertir, assim a pessoa compra e usa se achar que vale a pena, é um risco consciente. Bjo e sucesso!

Docinho disse...

Ui, to sendo lembrada! Hahaha
Mas esse assunto é sério mesmo. Sempre tive curiosidade em comprar essas paletas de mil cores made in Paraguai, inclusive cheguei a usar uma (mas não de tantas cores assim) que minha irmã havia comprado. O trem começou a me dar alergia e tive que jogar fora. Mas já havia ANOS que estava aqui em casa, então não sei lhe dizer se foi pela qualidade ou se estava mesmo vencida. O fato é que não ouso comprar, embora tenha curiosidade em experimentar mil cores. Por enquanto tenho 4 cores de umas nacionais aqui e estou satisfeitíssima.

LaNNe e Keka!!! disse...

Olá Gi!!! Andei meio sumidinha, mas estou de volta e vim aqui curtir seu post que simplesmente ameiii...tem uma histórinha bem curta que aconteceu comigo, estávamos na 25 de Março e eu doida que sou por Make resolvi comprar umas paletinhas dessas sem nome e nem endereço rsrs...quando cheguei em casa e minha mãe viu o que tinha comprado...nossa ela falou um monte e findou o assunto dizendo: Vc quer ficar cega por R$1,99, desde então nunca mais me arrisco. Adorei essa sua conscientização continue que te apoiarei sempre!! Bjaooo e se der e puder, nos faça uma visitinha ao nosso Blog sweetescolha.blogspot.com

Gi Lizarda disse...

Meninaaaaas, oi!
Ai, que delícia encontrar um post tão recheado de comentários. Vcs são demais!!!

Adorei saber a opinião de cada uma e fico feliz com essa participação. Vcs entenderam o meu intuito ao advertir sobre o risco de usar essas paletas. Vcs são mulheres sábias e antenadas. Parabéns!!!

Vi que muitas nunca tinham parado para pensar em alguns dos pontos que coloquei e é bom abrirmos nossos olhos para os perigos que escondem as makes. Sei que vcs entendem que muita maquiagem, nacional ou importada, de grandes marcas e nome no mercado, escondem perigos tb. O q eu queria deixar bem claro é o fato de se usarmos makes registradas, temos respaldo da lei enquanto consumidoras.

Obrigada pela participação! Mil beijos.

Gi Lizarda disse...

@Duas Lus
rsrsrs Já assinou com esse comentário! \o/ Bjs.

Gi Lizarda disse...

@julia...
Super Júli! Que saudade dos seus meeeega comentários! rsrs

É isso, aí. Eu tb concordo com vc. Vou juntar todas as suas colocações para o próximo post. Obrigada!

Quanto às réplicas... tb não entendo quem as compra. Ideia mais idiota! Só pode ser para aparecer. Mas a pessoa que usa réplica só vai conseguir aparecer no dermatologista! kkkk

Kisses.

Gi Lizarda disse...

@a Frahn ;D
Pois é, Frahn! Tb já observei isso vendo outros maquiadores profissionais. Com eles as paletas não são muito populares. =/

Beijocas.

Gi Lizarda disse...

@Diise França
Esse é o grande problema da blogesfera, Diise. Muita gente recomendando muita coisa. Nem tudo o que é bom para a sua pele, é boa para a minha, entende? =/

Temos de ficar ligadas!

Bisous.

Gi Lizarda disse...

@Carolina Marques
Oi, Carolina!
Provavelmente são o mesmo produto sim, mas aí a empresa não presta esclarecimentos aos órgãos competentes. E, se vc for reclamar, não será respaldada, pq eles podem alegar não ser o mesmo produto. O assunto é complicado!!!

XOXO

Gi Lizarda disse...

@Docinho
Gata, vc foi citada pq tem grande "culpa" nesse meu momento conscientização. Desde que comecei a ler seu blog e seus comentários, tenho prestado mais atenção à esses assuntos de saúde, cuidados, testes em animais e etc.

Obrigada!

Beijinhos.

Gi Lizarda disse...

@LaNNe e Keka!!!
E sua mãe está certíssima, viu?
É se arriscar por coisa que não vale a pena!!!

Super beijo.

Ps. Que bom que voltou! =)

Anônimo disse...

Oi linda, eu conheci seu blog hoje e to amando navegar nele, qndo vi esse post tive que comentar, alias vc disse tudo! Parabens!!!

Tenho 2 paletinhas da Coastal scents e um estojo com bastante sombras da Victoria Secret eu acho super bacana esses estojos e kits pois como tem varias cores e estou aprendendo eu posso testar varias cores, maquiagens em mim e nas minhas cobais rs ...

Porem pesquisei muitoooo sobre o assunto por isso quis comprar coisas de qualidade, eu avalio a maquiagem da coastal scents e da victoria otimas.

Mesmo assim, fiquei atentada quando vi uma paleta da china e muitas blogueiras elogiam, confiei e comprei paleta da china, quando abri senti um cheiro forte de produto QUIMICO, um cheiro ruim mesmo de tinta ... de cara nao gostei, então testei na pele e achei as cores mais fortes pigmentadas mas a pigmentação nao durou nem 1 hora na minha pele, ficou feia!

Eu não sei porque tantas blogueiras defendem essas paletas chinesas (devem ganhar das lojinhas) pra fazer propagandas, eu achei horrivel e não tem comparação em qualidade quanto a da coastal scents ... E ainda dizem que vem do mesmo fornecedor, o que nao acredito mesmo ... pelo menos a que eu comprei não veio, como sei que tem muita gente que compra e percebe que é dinheiro jogado fora! Pois não se compara com a coastal ...

A coastal me da validade, me diz quais composições quimicas tem no produto, qualidade e segue padrões de higiene e saude ... o que muitas fabriquinhas na china não ...

pronto falei!!!Paletas made in china nunca mais!

Gi Lizarda disse...

@Mary
Oi, Mary! Muito prazer.
Obrigada pela visita e comentário. É muito bom receber esse retorno de quem nos lê. Como blogueira, me senti na obrigação de fazer as leitoras pensarem antes de comprarem as paletas chinesas. Muita gente não tem a noção do quanto os produtos químicos contidos na maquiagem podem fazer mal. Como diz o ditado, às vezes o barato sai caro. Obrigada por compartilhar suas experiências e opiniões conosco. Por favor, volte sempre! Beijocas.

Anônimo disse...

Certíssima nas colocações, rsrsrs.
Eu por exemplo, tenho rinite, o que me impede de usar alguns itens até de marcas reconhecidas.
Imagine então as chinesas, que na minha visão, são de origem duvidosa.
Como blogueira, é de sua responsabilidade alertar as seguidoras, você é uma formadora de opinião. Não tem como ser neutra.
Parabéns!

Chica

Bruna Heller disse...

Gi! Vale comentário atrasado? hehehe
Bom, achei demais esse post pq tive uma febre de eBay há um tempo atrás que nem sei explicar. Tava menos de 2 dólares, eu já tava comprando. Comprei MUITA coisa fake da MAC, coisas da Rimmel London, duas dessas paletas.. e seguinte: NUNCA usei!!! Acredita? Eu até queria, mas o medo era grande. Qdo começou a chegar aquilo fake da mac, fiquei pensando na qualidade do produto, nos benefícios e malefícios.. Lembro de um blush MAC fake da coleção das Vilãs da Disney (o ebay adoooora essa coleção). Eu comprei pq era mt difícil achar no Brasil e, apesar de ser fake, pelo menos eu teria uma recordação. Nunca usei, pq toda a vez que eu queria experimentar tinha medo que desse algum problema. Resultado: juntei todas as coisas e desapeguei, AVISANDO a quem quisesse da procedência dos produtos. Nem sei se eles eram bons ou não, se me desapeguei de produtos que poderiam ser bons e, no caso da Rimmel London, verdadeiros, mas achei melhor não arriscar. Hoje em dia, eu tenho uma caixa pequena com sombras, não deve ter 15, mas são sombras originais, que eu uso, que não fazem mal pra pele e que eu sei bem de onde vem. Muito melhor!

Beijooos, querida!

Fernanda Palheta disse...

Realmente já usei uma paleta a qual não sabia a validade e assim que eu saí na rua meu olho começou a lacrimejar, achei estranho e tive que voltar pra casa e remover toooda a maquiagem. Não liguei a alergia à paleta, só fui notar que a culpa tinha sido da maldita qndo usei de novo e a mesma coisa aconteceu.
Mas pode não acontecer em todas as pessoas...

Grazi disse...

Olá, eu tenho alergia a este tipo de maquiagem. Até agora só achei um rímel antialérgico.Vc teria uma marca para indicar.

Unknown disse...

Excelente post, eu que tenho tendência a ter alergias é estava numa dúvida danada em comprar uma paleta NAKED réplica. Após ler suas observações acabei desistindo da ideia, com certeza não vale a pena arriscar!

Abraços!

Anônimo disse...

lol já vi muita gente pegar alergias com produtos de marca...aliás muita marca usa esses fornecedores chineses e só coloca o logo...entao n faz sentido...as sombras n sao feitas de ácido ou assim pra serem tao potencilamente perigosas garota. sao praticamente uma "farinha" pigmentada...concerteza caminhar descalço na areia da praia e se banhar no oceano é MILHENTAS VEZES mais sugeito a nos fazer mal...entao acho sem proposito esse poste, anyway claro que cada um é livre de dizer o q quiser!

Gi Lizarda disse...

@Anônimo
Oi, Chica!
Obrigada. Fico feliz que vc tenha entendido a minha opinião.

Abraço; ^^

Gi Lizarda disse...

@Bruna Heller
Pois é, Bruna, pelo menos vc teve o juízo de não confiar. Poderia não ter feito mal algum, mas tb poderia ter sido um desastre. Por 2 doláres não vale a pena arriscar a saúde.

Obrigada por partilhar sua experiência.

Beijinhos.

Gi Lizarda disse...

@Fernanda Palheta
Ui! Fernanda, é mesmo péssimo descobrir alergias assim. O pior é que a gente passa a ter medo de tudo. Ainda bem que vc descobriu o que te fazia mal e pode riscar da sua vida.


Velu por dividir isso conosco. Beijos mil.

Gi Lizarda disse...

@Grazi
Oi, Grazi.

Gata, infelizmente é complicado achar maquiagens hipoalergênicas. Que eu saiba... a Urban Decay é livre para todas, mas só testando mesmo pra saber. Aqui no Brasil é difícil de encontrar produtos anti-alérgicos, mas vc sempre pode optar por usar maquiagens minerais que têm pigmentos menos agressivos.

Espero ter ajudado. Beijão.

Gi Lizarda disse...

@Marina Cunha Fernandes
Não vale mesmo! O que vc economiza em maquiagem, pode acabar gastando em remédios e consultas. =/

Big beijo.

Gi Lizarda disse...

@Anônimo
Oi.

Vc tem certeza de que leu o post direitinho, gata? É que se vc ler com atenção, eu digo que "Não sou ingênua, sei que todas (ok, quase todas) as maquiagens são feitas na China" (...) "Não é bem pela maquiagem que vem da China o meu desagrado. O problema são as makes que chegam aqui sem nenhuma vigilância, certificação, teste ou selo de qualidade".

Ler é maravilhoso e... de graça! Antes de chutar o pau da barraca vc poderia prestar atenção no argumento como um todo. Ler apenas o título ou as frases em negrito é bobagem. Aliás, tem muita palavra escrita com a ortografia errada em seu comentário. #ficadica.

Mydori disse...

Acho que generalizar é um pouco exagerado, não acha, Gi?
Seria o mesmo que dizer que todos os produtos cosméticos fabricados no Brasil são uma bosta. Podemos falar desta maneira?
Existem produtos chineses de boa qualidade, e sombra não é tão perigoso quanto um lápis de olho, afinal, muita gente gosta de usar na linha dos olhos junto ao globo ocular, aí que mora o perigo. Lógico que maquiagem escorre, mas acho que ter alergia é relativo ao cuidado que a pessoa tem, e eu acredito que possa dar com qualquer maquiagem se a pessoa não tiver ideia da alergia que tem.
As máscaras para cílio da Avon sempre irritam o meu olho quando vou retirá-las, e sabemos que apesar de serem fabricadas na China, a Avon cuida um pouco melhor de seus produtos do que a marca chinesa e tudo mais, mas acaba que no fim é tudo a mesma coisa, a diferença é que temos onde reclamar com uma e com a outra não.
Seu post é uma preocupação válida, quem não quer correr o risco não use. Só acho que todas as marcas são dignas de falha, porém se houvesse realmente algum malefício ao usar esse tipo de maquiagem, haveria algo tipo um escândalo na mídia, pois as notícias voam. Não acho que a maquiagem em si faça algum mal ou que venha com algum produto totalmente proibido de usar, afinal, sua exportação pra outros países jamais seria aceita.

Gi Lizarda disse...

@Mydori
Mydori, por favor leia o post novamente e com atenção. Em momento algum eu generalizei, como vc escreveu. Expliquei, com argumentos, o meu ponto de vista. É claro que usa quem quer e assume os riscos quem quer. E sim, eu escrevi que a maioria das marcas têm seus produtos fabricados na China. E eu não escrevi que as paletas são as coisas mais perigosas, mas que são perigosas. Quem generalizou foi vc.
E não, alergia não é relativo ao cuidado. Pessoas são alérgicas à diversos materiais diferentes e cabe à cada um saber o que lhe faz mal. O que chamei a atenção nesse post é ao fato de que, se uma pessoa tiver alergia ou qualquer outro problema com uma maquiagem sem marca ou chinesa, não terá respaldo jurídico. Entendeu agora?

Obrigada pelo comentário. Abraço.

Anônimo disse...

Alergia pode acontecer com produtos da MAC, da Jasmyne e também com as paletas chinesas... e só uma coisa, se os produtos chineses fossem ruins ninguém exportaria nada de lá. Como você mesma disse, TUDO hoje em dia vem de lá, as coisas são sim de ótima qualidade e eu nunca tive nenhum problema e nem nunca conheci alguém que tivesse problema com essas paletas. As marias vão com as outras lêem um post desse e ficam com frescurinha depois só porque você não gosta das paletas, acho que você deveria falar apenas do que sabe, só acho!

Gi Lizarda disse...

@Anônimo
Concordo, alergia pode acontecer com qualquer marca ou produto, mas vc só será respaldada pela lei do Brasil se houver uma marca para processar.
Que bom que vc nunca teve problemas. Parabéns.

Sei que não tenho leitoras volúveis que vão fazer tudo o que quero ou como penso. Prefiro acreditar que tenho leitoras inteligentes e que saibam pensar por si mesmas. Mas tb tenho leitoras anônimas meio burrinhas. Fazer o quê, né?

#beijometwiitta

Anônimo disse...

@Anônimo
Anônimo, primeiro, coloque seu nome e sua cara para dar uma opinião.
Segundo, ela já começa falando q essa é a opinião dela sobre o assunto, logo, ela está falando do q sabe, sem generalizar e sem julgar.
Terceiro, leia o post antes de comentar.

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...