terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Garota lê: Jane Eyre


Hi, girl! Como passou o Natal e suas festividades? Eu tive um Natal bem calminho, indo à santa missa, ceiando com a família e depois um almoço de Natal com a família ampliada (vóvis, tios, primos, etc.). Renovadas as forças, vamos ao que interessa: post! *rsrs* Hoje eu trouxe um livro que me marcou muito. Nesse ano de 2011 li 26 livros, ou seja, uma média de 2 livros por mês. Ainda não está bom e pretendo aumentar a leitura diária em 2012, mas é um bom começo. Dentre esses 26 livros (sem contar a Bíblia, o Tratado de Consagração à Nossa Senhora e o livro de preparação para a verdadeira Consagração) o que mais gostei foi Jane Eyre, da brilhante Charlotte Brontë.


Título: Jane Eyre
Autor: Charlotte Brontë
Preço: comprei na Livraria Leitura, a edição de bolso, por R$19,90.
Gênero: Romance Clássico

"Jane Eyre é um romance da escritora inglesa Charlotte Brontë publicado em 1847. O livro foi lançado originalmente em Londres, pela Editora Smith, Elder & Co., Cornhill, em 16 de outubro de 1847, em 3 volumes. Apesar de possuir ainda vários elementos da literatura gótica, tais como a ambientação em castelos, o clima de mistério sugerido pelo segredo do passado, a tragicidade dos personagens, o período histórico do gótico já havia terminado, e Charlotte Brontë não tem sido considerada dentro desse tipo de literatura." (...)
"Jane Eyre é a autobiografia ficcional da personagem principal. Conta como Jane, órfã de pai e mãe, vive infeliz na casa de uma tia que a detesta. Após um confronto com esta, Jane é enviada para uma escola, onde conhece os primeiros momentos de felicidade. Após seis anos como aluna e mais dois como professora, decide procurar uma nova posição. Encontra-a em Thornfield Hall, como preceptora da jovem Adèle, a pupila de Edward Rochester."

(Fonte: Wikipédia)



Brontë criou um livro intenso, onde muitos fatos acontecem em sequência dinâmica. A leitura não é maçante, os personagens são profundos, há pouca descrição de cenários e características físicas dos personagens (detesto autor que passa uma página inteira falando da vegetação. Aff...) e eu fiz a leitura toda em 3 dias. Em todo o livro há referências a trechos bíblicos, mitologia greco-romana e literatura inglesa, ou seja, dá para perceber o altíssimo nível cultural da autora.

Esqueça as mocinhas bobas, as donzelas que esperam que os cavalheiros as conquistem, lutem por elas, esqueçam as classes sociais e finalmente as levem ao altar. Charlotte Brontë apresenta um clássico único, original em seu enredo. Jane Eyre é uma mulher firme, decidida, racional, com princípios morais e éticos que nem mesmo o amor pode mudar. Me identifiquei muito com a personagem, pois ela sempre faz o que é certo, não o que é conveniente, cômodo ou que lhe dará prazer. Pode parecer trágico, mas eu vejo como força de caráter. Se mais pessoas agissem assim, fazendo o que é certo, sendo bons, se sacrificando um mínimo que fosse pelo outro, não teríamos tanta falcatrua, golpes e roubos de marido #prontofalei.

Enfim, o livro tem também o Sr. Rochester, que não é um homem bonito ou atraente, mas que conquista Jane e a ama loucamente e é esse amor que dá vida ao livro. Há romance, mistério, paixão, loucura, sacrifícios, abnegação,  sofrimento, superação e amor que vence à tudo no final. Então, se você não gosta de livro com estória água com açúcar, Jane Eyre é a minha dica. Esse livro desbancou Orgulho e Preconceito (Jane Austen), que antes era o meu romance preferido, e se tornou o queridinho da minha estante.

É uma pena que aqui no Brasil seja difícil encontrar livros da Charlotte Brontë. Até hoje só achei o "Jane Eyre" mesmo.. é uma autora admirável.

"Minha amada jurou e selou com um beijo,
Que a meu lado estará,
Na vida e na morte,
E eis, então, a bênção infinita,
Porque, amando, também sou amado"
(Charlotte Brontë)



Beijos estalados na bochecha;









37 comentários:

Make em Primeira Mão disse...

Gi, 26 livros... ai que invejinha de você.

Gi, as festas aqui foram boas, ou melhor, foi bem tranquilo. Como a família está longe, eu e maridinho passamos a noite de Natal na casa de amigos e foi muito gostoso.

Beijinhos e obrigada pelo carinho de sempre,

Carla

Loma Sernaiotto disse...

Supera Orgulho e Preconceito?? Sério? Então preciso ler!! Amnei a dica, odeios água com açúcar e sou fãzaça de protagonistas com caráter. Amei a dica, Gi! Besos!

Helô Bomfim disse...

Ai amiga, queria voltar a ler um monte de livro assim. Só li 2 esse anos, fora os infantis que contei para as crianças.
Beijocas

Anônimo disse...

Eu queria pelo menos terminar o ano, e termina o livro.. kkkk
mais não consigo tempo!
Essa semana de natal, eu chegava as 3 da manha do trabalho, e as 7 ja tava de pé..
=[
completamente exausta..
mais eu quero ler mais livros em 2012.
beijos

Déia Feminices disse...

Caramba, Gi, para desbancar Orgulho e Preconceito o livro tem que ter cacife, hein?!? Morri de curiosidade agora...
Como está vc, noivinha linda?
Bjs! Déia

Unknown disse...

Descobri porque você escreve tão bem ... a leitura melhora a escrita e a fala...

Ual você é demais mesmo amiga.

Beijos MIL

Stella Mota disse...

lindo blog!
parabeens


http://notdiet.com.br/

Luana Fernandes disse...

Já ouvi falar muito desse livro, minha nossa! acho que vou pedir ao meu pai, porque tou louca pra lê pela quantidade de gente falando dele Gi! Ahh, eu lia muito meu Deus, depois que entrei na faculdade no ano passado tou lendo pouco porque na facul já leio tanta coisa que me cansa! kkkk.. mas vou voltar porque é um hábito que era muito bom! tinha uma facilidade show de ler livros grandes em 1-2 dias... :)

Flávia Kitty disse...

Oi Gi,
Valeu pela indicação do livro parece ser bem legal mesmo :)

Beijoaks

Unknown disse...

O melhor de tudo é a dica do final do post Gi hahahaha realmente sem cultura nos tornamos só um pedaço de carne vazio...e a beleza sempre se vai com o tempo, mas a cultura e o que aprendemos, é para sempre. To querendo entrar numa média igual a tua de leitura. Acredita que por causa do trabalho/faculdade eu não li sequer UM livro em 2011? Só pedaços de livros para as matérias da faculdade mas, isso não conta hahahaha :)

Enfim...este livro parece ser muito gostoso de ler, adoro livros bem escritos que mostram toda a cultura do autor.

Beijo Gi

Anônimo disse...

Nunca li um livro dela, uma hora quero ler!
Gostei da dica, tbm li pouco esse ano, uma pena :(
bjo

Rayssa G. disse...

Gostei da dica, vou pesquisar sobre a autora, Charlotte Brontë, o mesmo sobrenome da Emily Brontë autora de O morro dos ventos uivantes, acho que vou gostar do livro

Anônimo disse...

As festas foram super tranquilas em família!
Adoooro! =D

Amo ler livros!
Falando em livros to precisando de um novo!
><
pesquisar alguns quem sabe não leio esse!

bjoooks

Espeloteada e Patricinha disse...

Gii, to bem sim flor, mas tá corrido (muuito), aproveitando as férias pra resolver pepinos rsrs
;*

O livro parece ótimo! Fiquei com vontade de ler rs

Unknown disse...

Adoro ler, estou lendo One dAy e estou amando!!
Esse deve ser muito bom!
bjus
http://meumundorosamel.blogspot.com

Docinho disse...

Po, contou o final do livro :x
Haha
Li "O Morro dos Ventos Uivantes" da Emily e não achei tão surpreendente assim. Conheço gente apaixonada pela história, mas enfim... Esse pelo menos parece ser menos cheio de mimimi.

Anônimo disse...

Amei o recado para as sem culturas no final!

=x

kkkkkkk

Pô Gi, esse livro parece ser bem legal, mas te peço emprestado depois que ler a minha pilha que me aguarda! Falando nisso, tenho umas resenhas para fazer pro blog!
=x

Beijão amiga!!

Clarine disse...

Gi, sabia que você é quase uma menina prodigio? faz feitos incriveis que ninguém ou quaseee ninguém faz rs Com seu post eu acbei por notar que estou lenta, formiguinha perto de voce, tenho uma pilha de novos livros de comprei e ainda não abri, por pura falta de tempo pq gostar de ler e ser curiosa eu sou e muito kkk
Voltando ao livro, se eu não me engano, essa é uma das mais aclamadas obras de Charlotte, quiçá a mais mais.. Muita gente não conhece a história das irmãs Bronte, outras nem sabem que são irmãs rs
Lendo esse livro, ficará faltando apenas algo da Anne Bronte pra ler, voce já leu algo dela?
Sorry Gi, me extendi na produção textual kkkk
beijossss

Gi Lizarda disse...

@Make em Primeira Mão
Oi, Carlinha! Tudo bem?
26 livros! E tudo isso trabalhando feito louca e cuidando do blog. ^^ Mas queria ter lido mais. Sabe como é... sou maníaca por livros! <3

Fico feliz que seu Natal tenha sido tranquilo e feliz. Vc merece!!!

Beijos carinhosos.

Gi Lizarda disse...

@Loma Sernaiotto
Oie, Loma!

Na minha humilde opinião, supera sim! Mas sabe como é gosto, néam?

Eu amei pq tem mistério, amor, paixão, reviravoltas... pode apostar que não é nem um pouquinho água com açúcar. ^^

Beijocas.

Gi Lizarda disse...

@Helô Bomfim
Hey, Helô!

Eita, amiga... esse remédio te derrubou, hein? Esse ano eu quero ler muito mais. Só não sei se, com o casamento e as trocentas coisas p/ resolver, eu vou conseguir. =/ Espero q sim!

Bisous.

Gi Lizarda disse...

@dreamsam
Oi, gata!
Nossa... tá puxado para vc, hein?
Esse ano eu trabalhei bastante e meus horários estavam uma loucura, mas eu aproveitava qualquer tempinho livre para ler um pouco.
Boa sorte com a leitura em 2012.

Super beijo.

Gi Lizarda disse...

@Déia Feminices

E é, Déia! Sei que muita gente não vai concordar, mas eu considero Jane Eyre melhor que Orgulho e Preconceito sim. Muito mais emocionante!

Beijos, sua noivinha linda que mora no meu ♥!

Gi Lizarda disse...

@Simples e Vaidosa
Olá, Aêssa!!!

Aaaah, obrigada, minha linda. Faço o que posso para escrever bem, mas ainda cometo muito erros toscos.

Demais é vc! Linda DEMAIS, carinho DEMAIS, fofa DEMAIS!!!

Beijãozão!

Gi Lizarda disse...

@Stella

Oi, Stella!

Obrigada! Fico muito feliz q vc tenha gostado. Obrigada pela visita e comentário. por favor, volte sempre!

XOXO

Gi Lizarda disse...

@Luana Fernandes

Hello, Luana!

Eu recomendo a leituta, viu? É um livro muito envolvente e romântico na dose certa.

Eu sei bem como a faculdade acaba com o hábito da leitura por prazer. Quando eu estava estudando, era bem difícil largar as apostilas e textos-guias para me divertir com um bom romance... mas a gente não pode se deixar levar pelo cansaço. É bom forçar pelo menos um livro fino por bimestre. Faz bem até para melhorar a escrita. ^^

Um beijo caprichado.

Gi Lizarda disse...

@Flávia Kitty
Olá, Flávia. Por nada...
Espero que curta a leitura!

Besos.

Gi Lizarda disse...

@Vivian Oliveira
Hey, Vííí!

Sacou tudo da dica, amiga. Estava achando que ninguém estava notando as dicas no final do post. É bom saber que tem gente lendo. ^^
Eu acredito sim! A faculdade traz tantas responsabilidades, apostilas, textos, sites, artigos... é difícil manter uma boa média de leitura mesmo. Mas não desanima não, hein? Se agarra num livro e só larga quando terminar. rsrs

Kisses.

Gi Lizarda disse...

@diadebrilho
Oi, Wanessa!

Eu acho que esse é o único livro da Charlotte Brontë já publicado. Adoraria ler outro tão bom... E viva a Jane Austen que deixou vários, né? \o/ rsrs

Beijos, beijinhos e beijocas.

Gi Lizarda disse...

@Rayssa G.
Oi, Rayssa!

vc, pelo q vejo, é como eu... adora pesquisar os autores, né? Para mim, não basta ler a obra, tenho de conhecer o artista. ^^

Sim, é o mesmo sobrenome. Charlotte e Emily são irmãs. A família toda dela era muito inteligente, culta e talentosa.

Beijocas estaladas.

Gi Lizarda disse...

@CompreMake

Hello, Aline!

Gata, que bom que passou bem e feliz as festas de Natal.

Lê mesmo! Vc vai gostar!

Xeru.

Gi Lizarda disse...

@a Frahn ;D

Hey, Frahn! Que bom que vc está bem e que não me abandonou. ^^

Aproveite bem as férias merecidas.

É ótimo sim. Experimente!

Big beijo.

Gi Lizarda disse...

@BRECHOZINHO DA MEL( HANNALU)

Oi, Hannalu!

Ouvi muito falar desse livro que vc está lendo... Em breve quero comprá-lo. =)

Beijão.

Gi Lizarda disse...

@Docinho

Contei nada, Docinho! Pára de tumultuar!!! rsrs Língua para vc, ó: =P

Eu não sou muito fã do estilo da Emily, mas preciso dizer que aquele amor sinistro, de personagens tão antiheróis, me impressionou bastante.

Não tem mimi... pelo menos eu não achei.


=*

Gi Lizarda disse...

@odiadalila
Xuxuuuuuuu, oi!

Eu tinha de alfinetar um tiquinho, né amiga? Dou dicas para mulheres, não para dondocas. =P

Ok... depois eu te empresto ele. ^^

Beijão, xuxu!

Gi Lizarda disse...

@Clarine
Mas eu tava sentindo uma saudade desses comentários gigamtes... vc não tem ideia do quanto, Cla!!!

hahaha Nada de menina prodígio, amiga. Apenas uma garota muito (MUITO!) curiosa e que mergulha nos livros e se perde numa boa estória. ^^

Não consigo ficar com livros empilhados e lacrados perto de mim. Quero ler todos! Ao mesmo tempo!!! kkkkkkkkk

Pois ééé... vc, como menina culta que é, sabe bem sobre as Brontë. Elas são o máximo!!!

Nunca li nada da Anne Brontë por 2 motivos: 1. Não é fácil achar nada dela em português; e 2. O estilo dela era mais pra poesia e curto mais prosa. Se eu fosse uma Jane-Austen-girl, seria a Anne Elliot, que fugia da poesia. rsrsrs

AMODORO VC!!! Vê se não some!!!

Beijos mil.

Lénia disse...

Olá era só para dizer que "Jane Eyre" não é o unico livro da escritora Charlotte Bronte, ela também escreveu outros livros, (que não são tão conhecidos) como "Shirley" que já o tenho, "Villette" e "O Professor", cá em Portugal também há á venda um livro chamado "O Segrado de Charlotte Bronte" que é feito com contos que ela escreveu na adolescência!

Espero ter ajudado!
Lénia

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...