segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conheça a Acupuntura Auricular

Olá, garota! Depois de um tempo sem aparecer aqui estou trazendo mais um post para que você fique antenada nas novidades da área da saúde.



Hoje vou falar um pouquinho sobre Aurículoterapia ou Acupuntura Auricular. Mas você me pergunta: Mary, o que é isso? É uma técnica milenar chinesa que consegue combater vários desequilíbrios orgânicos do nosso corpo. Seu objetivo é fazer o corpo trabalhar melhor, ou seja, mais saudável, através da estimulação de pontos energéticos que ficam localizados no pavilhão auricular (área da orelha). A orelha apresenta pontos específicos que correspondem aos órgãos do corpo humano.

A aurículoterapia é indicada para todos os tipos de tratamentos. Essa técnica é usada para tratar diversas disfunções, como por exemplo: distúbios do sono, ansiedade, auterações menstruais, dor, depressão, alergias, cefaléia, hipertensão arterial, obesidade, entre outros. O tratamento não visa cuidar do órgão e o local comprometido, mas ele age sobre todo sistema, regula e normaliza as funções orgânicas como um todo. Sua forma de atuação é estimular o mecanismo de compensação e equilíbrio do nosso organismo.


Contra indicações:
  • Gestantes e pessoas com inflamação ou infecção na orelha.




Existem várias formas de estímulo ao pavilhão auricular, que podem ser escolhidas de acordo com a experiência do terapeuta ou de acordo com a resposta terapêutica do paciente:

  1. Agulha sistêmica - Normalmente usada no corpo, pode ser também utilizada em aurículo. Seu único inconveniente é que o paciente deverá permanecer deitado e com as agulhas na orelha por um período de 20 a 30 minutos, e a cada 5 minutos deve-se estimular e aprofundar a agulha, causando um certo desconforto.

  1. Agulhas de uso semipermanente - Com aparência de uma pequena tachinha e uma ponta que ultrapassa 1,3 milímetro, após sua aplicação deve-se cobri-la com um pequeno pedaço de fita microporo, para evitar que caia. O paciente deve permanecer com as agulhas pelo prazo máximo de sete dias e cuidar para que não haja contaminação.
 

  1. Ponto esfera - Constituído por uma pequena esfera de metal, este ponto deve ser aplicado da mesma forma que a agulha semipermanente, e os resultados obtidos sãos os mesmos. A diferença é que o ponto esfera pressiona, em vez de furar, e normalmente se usa em crianças com idade até 12 anos e em adultos com orelhas sensíveis.




  1. Ponto semente - É uma pequena semente de mostarda, usada da mesma forma que o ponto esfera, com a diferença de que este ponto deve permanecer na orelha por um prazo máximo de quatro dias. Por se tratar de material orgânico, ele pode se decompor e causar algum tipo de contaminação, e, em conseqüência, provocar inflamação na região.


5.   Estímulos elétricos
6.   Laser


Enfim, a aurículoterapia  é tudo de bom!
Busque um profissional habilitado e conheça essa técnica super eficiente. Vale ressaltar que você começa a perceber os benefícios desde a primeira aplicação.


Fonte de pesquisa:

Imagens:



Beijos;


Protected by Copyscape Online Plagiarism Tool


12 comentários:

Gi Lizarda disse...

Oi, Mary! Seja bem-vinda novamente ao Vai Garota!. Sei que vc está atolada com a pós-graduação e o TCC, por isso agradeço por ter reservado um tempinho para nos brindar com esse ótimo e útil post. OBRIGADA!

Ah... quando vc vem fazer a aurículoterapia em mim novamente? Tô precisando, vu? rsrs

Beijocas.

Helô Bomfim disse...

Mary que bacana esse post, super bem explicado!
Eu fiz auriculoterapia um tempo pra ansiedade e ajudar meu intestino a funcionar, só não foi melhor pq eu nunca parei de comer besteira.... rs

Beijão!!!!

Anônimo disse...

Ai que agonia, ja ouvi falar q é mt bom, gostei do post :**

Lucia Souza disse...

Eu ja fiz auricular com ponto semente.
Bom demais.
Beijos

Unknown disse...

Tem q ter coragem amiga, eu tenho pavor disso kkkkkkkkkk é muito estranho, mas dizem que é muito bom...
Adorei o post...
Beijos

Déia Feminices disse...

Nossa! Que bacana! Adorei!
Sempre tive curiosidade mas nunca fui atrás de informações a respeito...Quem sabe um dia eu experimente, né?
Ajuda muito p/ ansiedade?
;-)

Bjão!

E Bjo p/ noivinha linda!

Bruna disse...

Quanta informação bacana. Adorei saber.
Beijos

Espeloteada e Patricinha disse...

Ah eu tenho uma amiga que faz com agulhas de uso semipermanente, mas ela mora em outra cidade, eu morro de vontade, mas tenho medo do profissional não ser bom o bastante e acabar furando no ponto errado rsrs. Como diria minha mãe "Vai que é pra furar no ponto de emagrecer e ele fura no ponto de engordar"kkk

;*

Eliane Henriques disse...

Nossa, amiga, agulha num é comigo não.... kkkk
Mary, seu post tá muito massa, neguinha, bem explicadinho, você 10!!

Docinho disse...

Já fiz com semente de mostarda e dóóóóói! Não sabia dessa contra-indicação para gestante... Por que será?

Gi Lizarda disse...

Oi, meninas lindas do meu ♥!

A Mary anda bem enrolada com o Trabalho de Conclusão de Curso de sua pós-graduação e por isso não pôde vir responder os comentários de vcs. Apesar de não ser profissional da área, posso dar meu parecer sobre a Acupuntura Auricular, pois sempre fui "cobaia" da Mary enquanto ela aprendia e pude comprovar os benefícios desse tratamento. Como muitas sabem, eu tenho Labirinite e a acupuntura é uma ótima terapia de tratamento, diminuindo a intensidade das crises de tontura e aliviando os sintomas.
Tb é muito útil contra o stress. Ufa! Essa parte muito me ajudou quando o meu noivo estava escrevendo sua monografia e estava muito nervoso. Algumas sessões e o homem acalmou muito, graças a Deus.

Sugiro que vcs procurem um profissional da área de Fisioterapia para experimentarem o tratamento. Lembrando que até ajuda a emagrecer. VIVA!!! rsrsrs

Super beijo.

Mary disse...

Olá meninas Que bom que vocês gostaram do post... Ando bem atarefada nesses últimos meses mas passei aqui para dizer que Aurículoterapia é ótima para várias coisas é uma técnica milenar que utilizo no meu dia- dia e tenho tido bons resultados!!
Povo que Tem medo de agulhas pode fazer com as esferas ok!!!! Forte Abraço Mary

Confira também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...